Stevia é um ingrediente sem calorias — originário de uma planta nativa da América do Sul — que já está na lista de uma enorme variedade de produtos encontrados no supermercado. Recentemente, a linha Coca-Cola ganhou uma versão com o adoçante: a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. A stevia permitiu a redução pela metade dos açúcares na comparação com a versão regular da Coca-Cola e representa uma nova opção para consumidores que buscam controlar o consumo de açúcar e calorias. Uma lata de 350ml da nova versão tem 18 gramas de açúcar e 70 calorias.

Diferentemente da Coca-Cola adoçada com stevia, as versões Zero e Light são bebidas completamente sem açúcar. A diferença entre estas duas últimas está nos adoçantes usados nas fórmulas, que oferecem diferentes opções de sabores para paladares dos consumidores brasileiros.

Independentemente da versão da Coca-Cola, todas são de baixo teor de sódio. Para a engenheira agrônoma Monica Fonseca, diretora de Assuntos Científicos e Regulatórios da Coca-Cola Brasil, a stevia é mais uma opção importante de adoçante para proporcionar novos sabores com menos calorias aos consumidores. A seguir, Monica explica alguns pontos-chave sobre o ingrediente.

O que a stevia tem de diferente?

É um adoçante derivado de uma planta nativa da América do Sul, então, primeiramente, já podemos destacar que essa formulação tem algo a ver com o Brasil. Além de sua origem natural, as diferentes combinações dos extratos de stevia permitem que o sabor fique mais “redondo”, equilibrado. Por ser estável a alterações de temperatura, luz e pH, é extremamente adaptável ao uso em uma infinidade de preparações, tanto de alimentos quanto de bebidas. É possível adaptá-la bem.

A stevia é melhor que os outros adoçantes?

Todos os adoçantes são seguros e têm suas características específicas que são avaliadas na hora de escolher a melhor opção para cada bebida. Sempre digo que o melhor adoçante é aquele que seu paladar mais gosta. A stevia é mais uma ótima opção num leque de oportunidades de inovação de ingredientes.

Existe contraindicação para o consumo de stevia?

A segurança do consumo da stevia, inclusive por diabéticos, é atestada por mais de cem estudos científicos e por comitês de especialistas em ingredientes, como a JECFA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Europeia para a Segurança de Alimentos (EFSA).

Algumas pessoas dizem que o sabor da stevia é mais pronunciado. Isso é verdade?

Cada adoçante tem suas características próprias de sabor. A stevia é muito bem aceita em alimentos e bebidas. Para criar um produto é necessário avaliar qual adoçante, seja com ou sem caloria, se adapta melhor às características de cada bebida. Buscamos sempre uma adequação de sabor. Além disso, paladar é algo bastante pessoal.  

Para George Pugh, especialista em stevia e diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da The Coca-Cola Company, “os consumidores têm procurado uma maneira natural de adoçar produtos sem calorias”. A empresa investiu anos no estudo e no desenvolvimento do produto. Em parte devido a esse trabalho intenso, em 2008 a FDA (Food and Drug Administration, agência americana que controla alimentos e medicamentos) permitiu o uso da stevia em alimentos e bebidas.  “A Coca-Cola pavimentou o caminho”, diz Pugh. “Agora a stevia é permitida em mais de 150 países no mundo”.

Fizemos um resumo sobre o adoçante, com exemplos de onde você pode encontrá-lo e como pode ser útil para um estilo de vida equilibrado.

•           A planta stevia é da família Chrysanthemum.

•           Existem centenas de espécies diferentes da planta, mas apenas uma, chamada Stevia Rebaudiana, contém as substâncias químicas naturais que dão um sabor doce às folhas.

•           Para criar o adoçante, as folhas são refinadas até restarem apenas os compostos moleculares de gosto doce.

•           O adoçante não tem calorias, o que o torna uma excelente opção para pessoas que estão tentando controlar peso.

•           A stevia é encontrada em algumas bebidas populares fora a nova versão da Coca-Cola. Algumas delas são vendidas nos EUA, como Vitamin Water Zero, Odwalla Strawberry Protein Monster e Honest Tea.

•           A stevia é 200 vezes mais doce do que o açúcar – isso significa que um pouquinho é suficiente.

•           Você pode cozinhar e assar com stevia. Mas certifique-se de consultar um gráfico de conversão de açúcar para stevia para usar a quantidade certa.

•           A stevia está disponível em pó, extrato líquido e até em pequeninos tabletes que você pode usar em seu café ou chá.