WASHINGTON – A The U.S. Water Partnership (USWP, na sigla em inglês) entregou na última terça-feira (21/03) o prêmio Water Leader Award 2017 (líder em prol da água, em tradução livre) a Muhtar Kent, presidente e CEO da The Coca-Cola Company, por sua contribuição para a causa, em cerimônia no Instituto dos Estados Unidos para a Paz.

Kent recebeu o prêmio pela visão com que, como CEO, levou a empresa a alcançar alguns de seus maiores esforços humanitários e ambientais, que compreendem marcos históricos de gestão da água. O principal deles, a conquista da meta mais ousada: repor toda a água usada globalmente pela empresa cinco anos antes do prazo previsto.

“Água limpa é nosso recurso mais precioso”, disse Kent. “Estou orgulhoso por receber esse prêmio, uma homenagem aos milhares de funcionários da The Coca-Cola Company e a nossos parceiros que trabalham incansavelmente para preservar os recursos hídricos do mundo e garantir o acesso à água para aqueles que precisam. Este é o nosso legado compartilhado”. Leia a fala completa de Kent no evento (em inglês).

À frente de uma das empresas que mais utilizam água como matéria-prima no planeta, Kent fez com que a companhia se valesse de sua própria rede para levar o produto a várias comunidades, além de preservar bacias hidrográficas em todo o mundo. Até o momento, a The Coca-Cola Company, suas fundações e empresas parceiras de engarrafamento investiram mais de US$ 2 bilhões em acesso à água segura, infraestrutura, restauração e educação em comunidades e bacias hidrográficas, além de instalar sistemas de tratamento de águas residuais em quase todas as suas fábricas em todo o mundo.

Mapa da água
Mapa mostra como a The Coca-Cola Company trabalha para ajudar a garantir, no longo prazo, a disponibilidade de água, um recurso essencial para as comunidades locais e em nossas operações. A companhia contribui hoje para 248 projetos comunitários de água em duas mil comunidades de 71 países

O compromisso de Kent com a gestão da água começou em 2008, ao assumir o cargo de CEO. Em 2009, a The Coca-Cola Company e a The Coca-Cola Africa Foundation lançaram a Iniciativa Reabasteça a África (RAIN, na sigla em inglês), um programa que arrecadou US$ 65 milhões da Coca-Cola e outros milhões de parceiros para levar água segura a 2,4 milhões de africanos, por meio de 140 parceiros locais. A empresa afirmou que seu objetivo é chegar a seis milhões de pessoas com acesso à água segura e saneamento até 2020.

Em 2016, meses antes do anúncio de que, em 1º de maio de 2017, Kent deixará o cargo de CEO, a empresa divulgou que, no ano anterior, ajudara a reconstituir fontes comunitárias de água e bacias hidrográficas em várias partes do mundo, num volume que excedeu a quantidade do produto utilizada na fabricação de suas bebidas, graças a parcerias com governos e organizações locais. Ou seja, em 2015 a empresa garantiu a reposição de aproximadamente 300 bilhões de litros de água das fontes comunitárias.

‘Estou orgulhoso por receber esse prêmio, uma homenagem aos milhares de funcionários da Coca-Cola e a nossos parceiros que trabalham incansavelmente para preservar os recursos hídricos do mundo e levar o acesso à água para aqueles que precisam. Este é o nosso legado compartilhado’ — Muhtar Kent 

Para conceder o prêmio a Kent, a USWP levou em conta vários fatores, como parcerias público-privadas, liderança inovadora e impacto no futuro da segurança global da água. Em especial, para melhorar a eficácia e o impacto geral a longo prazo, a The Coca-Cola Company investiu tempo e recursos na construção de parcerias público-privadas estratégicas, além de desenvolver perspectivas holísticas para o desenvolvimento global — estratégias-chave conduzidas graças à liderança de Kent. Programas de acesso à água e saneamento foram criados junto com as comunidades, graças a parcerias com ONGs globais e locais, organizações de ajuda e governos. Dessa forma, essas comunidades passaram a ter suas necessidades atendidas por soluções que eles mesmos podem manter e administrar ao longo do tempo.

Além disso, a empresa faz parcerias com organizações de conservação, incluindo o World Wildlife Fund (WWF), parceiro de longa data, para restaurar as bacias hidrográficas e proteger espécies específicas de uma determinada região ligada a uma fonte de água.

“O Sr. Kent é um destinatário inaugural ideal deste prêmio e incorpora o tipo de liderança necessária para criar um futuro sustentável para a água”, disse a Embaixadora Paula J. Dobriansky, vice-presidente do Comitê Executivo Nacional da USWP. “Nós compartilhamos seu compromisso com a promoção da água como prioridade pelos Estados Unidos e no mundo”.

Saiba mais sobre os programas de gestão global da água da The Coca-Cola Company e seu desenvolvimento.