Provavelmente já fotografamos quase todo tipo de comida que existe. Nós nos divertimos muito, sobrevivemos a alguns pequenos desastres (opa, a cozinha está pegando fogo!) e captamos algumas belas imagens ao longo do caminho. Eis algumas de nossas dicas favoritas para aqueles que primeiro tiram fotos e depois comem. Fotografem com a gente um prato de macarrão fresco com tomate, cebola, ervas e queijo, que combina perfeitamente com Coca-Cola.

Encontre a luz

Se você tem uma boa luz, está num bom caminho para uma boa fotografia. A luz natural do sol vinda de uma janela é a melhor. Se você tiver disposição, use a bússola de seu telefone para encontrar uma janela apontada para o norte. A luz do norte é a mais difusa e tem o brilho mais uniforme. Se uma bússola não estiver disponível, cubra uma janela de frente para qualquer direção com um tecido fino para torná-la menos forte. E certifique-se de que as lâmpadas de casa estejam desligadas. Elas podem criar incidências de cores desagradáveis em sua fotografia.


A comida

Se você estiver com vontade de cozinhar, pegue uma receita que lhe agrade e faça-a parecer o mais apetitosa possível. Prepare-a com calma, mas isso não significa torná-la perfeita. Um estilo solto, desarrumado, ajuda a criar interesse visual. E não se esqueça: a comida é bonita antes de você cozinhar também! Produtos frescos do mercado e pães da padaria estão prontos para fotos. Não é preciso cozinhar!


E o que aparece nessa foto?

Pratos, tigelas, copos, taças? Esses são os acessórios! Nós gostamos de procurar peças únicas e especiais em lojas de antiguidade, bazares e mercados, ou comprá-las diretamente de fabricantes locais. 

Enquadre

Escolha um ângulo que mostre melhor a comida. Fotografar de cima pode ajudar a minimizar distrações e tornar a foto mais gráfica. Fotografar de um ângulo mais baixo permite criar uma sensação de altura.


Ponha a mão!

Recrute seus amigos para serem modelos de mãos. A presença de um elemento humano na fotografia pode ajudar a dar vida à comida. 


Edite

Experimente alguns aplicativos de edição de fotos e escolha seu favorito. Crie seu próprio filtro e aplique-o a todas às suas fotografias para criar um visual único. Muito bem! Agora, coma antes que esfrie. Bom apetite!

*Johnny Autry é fotógrafo e mora em Asheville, no estado americano da Carolina do Norte. Começou a fotografar aos 15 anos, quando ganhou uma câmera profissional 4x5 com o obturador quebrado. Seu trabalho apareceu em várias publicações dos EUA e de outros países. Com frequência, ele trabalha em projetos com sua esposa, Charlotte, uma estilista de comida e acessórios com um incansável entusiasmo por alho-poró selvagem, sorgo e louças antigas. Quando não trabalham, curtem as montanhas e pedalam com o filho, Wyatt. Siga Johnny e Charlotte no Instagram.