A Coca-Cola está lançando quatro comerciais para televisão que contam histórias com um tempero ao mesmo tempo familiar e surpreendente, conta Rodolfo Echeverria, vice-presidente de Conexões e Criações Globais da The Coca-Cola Company.

O novo pacote de anúncios para a campanha Sinta o Sabor — que une todas as marcas registradas da The Coca-Cola Company sob o mesmo guarda-chuva de ideias — começou a ser lançado na última semana em vários países ao redor do mundo.

“Cada um desses spots é único, mas todos remetem à ideia principal de que a Coca-Cola é um prazer simples, que torna os momentos mais especiais”, diz Echeverria. “A Coca-Cola está no centro de cada anúncio, aproximando as pessoas. Sem ela, as histórias não aconteceriam”.

Assista e saiba mais sobre os novos comerciais:

“Pool boy” [O cara da piscina] (SANTO, Buenos Aires)

Em um dia quente de verão, um irmão e uma irmã disputam a atenção do rapaz que limpa a piscina da família, pegando uma Coca-Cola do refrigerador e correndo para fora da casa. Mas, para surpresa deles, a mãe chega primeiro. “Para os fãs que gostaram de ‘Brotherly love’ [Amor fraternal], lançado ano passado, esse spot traz uma visão diferente das rivalidades entre irmãos”, explica Echeverria. “Queríamos posicionar a Coca-Cola como objeto supremo de desejo, e ao mesmo tempo contar uma história humana e emocionante, além de acrescentar uma ‘pitada’ do nosso ponto de vista sobre diversidade e inclusão”. A trilha sonora de “Pool boy” é “Come prima” [‘Pela primeira vez’], uma música pop italiana de1958.

“Subway” [Metrô] (McCann, Madrid)

Nesta história sobre o destino, uma artista batalha com sua voz e violão em troca de gorjetas no metrô, enquanto um executivo da música garimpa seu “próximo grande talento”. Em um intervalo para matar a sede, a cantora bebe uma Coca-Cola gelada e quase perde a chance de ser ouvida pelo executivo. Mas, no caminho para seu trem, ele também se vira pegar uma Coca-Cola, para e ouve a bela voz cantando a música de Sinta o Sabor.

Mais de cem artistas iniciantes participaram da seleção global realizada pela The Coca-Cola Company, que escolheu a portuguesa Maria Bradshaw para o papel. No canal da companhia no YouTube há um post especial com os bastidores dessa história. “Ela é um talento incrível, e nós quisemos apresentar uma extensão digital de sua história real de vida, que mostra como ela foi escolhida, atraindo ainda mais a atenção dos espectadores”, diz Echeverria.

“Elevator” [Elevador] (McCann, Madrid)

Um famoso DJ e uma garçonete de hotel protagonizam essa moderna versão de “Cinderela”, ambientada em um elevador. Segundos depois de iniciada a viagem, o elevador para de repente, e os dois ficam presos entre andares. A garçonete então pega uma Coca-Cola gelada de seu carrinho e a oferece ao DJ, que saboreia um gole. Juntos, eles aproveitam o momento conversando e dançando. Quando as portas se abrem, a garçonete faz uma selfie com seu novo amigo famoso, cujo rosto, entretanto, é encoberto pela garrafa de Coca-Cola.

Um recurso digital interativo premia o espectador que, ao explorar diferentes andares do hotel, se depara com cenas dos bastidores das filmagens. “Você descobre a vida que aconteceu do lado fora do elevador entre as tomadas”, explica Echeverria. “Metade do que se vê é roteiro, e a outra metade improvisada, portanto muito mais autêntica. Usamos técnica parecida à da fotografia do spot Sinta o Sabor, mais natural e menos posada”.

“Eyes closed” [De olhos fechados] (Ogilvy & Mather, Cidade do México)

A exemplo de “Anthem” [Hino], de 2016, “Eyes closed” é uma mistura daqueles momentos especiais que sentimos melhor com os olhos fechados — de andar numa montanha-russa a ganhar uma medalha olímpica, passando por dançar com amigos num show, ou simplesmente saborear uma Coca-Cola gelada. “São várias vinhetas inter-relacionadas que transmitem mensagens poderosas”, diz o executivo, acrescentando que a inspiração para o tema veio da frase famosa do pintor francês Paul Gauguin: “Eu fecho meus olhos para ver”.

‘Cada um desses spots é único, mas todos levam à idéia principal de que Coca-Cola é um prazer simples, que torna os momentos mais especiais. A Coca-Cola está no centro de cada anúncio, aproximando as pessoas. Sem ela, as histórias não aconteceriam’ — Rodolfo Echeverria

A campanha Sinta o Sabor estreou em janeiro de 2016. Mais de 200 países apresentaram suas criações publicitárias, compostas por nove anúncios para TV, veículos impressos e outdoors, sinalização para lojas e outros. Para assegurar sua relevância em diversas culturas, a The Coca-Cola Company filmou várias versões de alguns dos anúncios com atores diferentes — fez o mesmo com “Elevator”. “A combinação de narrativas universais com talentos locais reverbera nos fãs pelo mundo inteiro”, comenta Echeverria.

“Em ‘Elevator’ nós filmamos três versões, no mesmo cenário, com atores diferentes, para veicularmos em diversas partes do mundo”, explicou. “Todas possuem a mesma narrativa, direção de arte e qualidade criativa, mas pequenas adaptações — por vezes a música, outras o ator, ou mesmo a mudança de uma cena — podem fazer mágica”.