O logotipo de Coca-Cola é icônico por ser universalmente reconhecido. Porém, pode ser que você se surpreenda ao saber que a escrita e o desenho da onda, mundialmente famosos, nem sempre tiveram a aparência que têm hoje. A cronologia abaixo traz as mais importantes mudanças ocorridas desde que a primeira Coca-Cola foi servida, há cerca de 130 anos. 

1886 – O que há em um nome?

Em 8 de maio de 1886, o Dr. John S. Pemberton concluiu a fórmula, mas foi seu contador quem apresentou o nome Coca-Cola. Frank M Robinson sugeriu que “os dois Cs ficariam bem nos anúncios”. E, com isso, Robinson também criou o hoje mundialmente famoso logotipo da Coca-Cola. Ele queria que a marca do produto tivesse um estilo próprio, eficaz e expressivo. Robinson experimentou a elaborada escrita spenceriana, um tipo de caligrafia característico daquela época. Depois de uma consulta, outros profissionais que trabalhavam na empresa de Pemberton aprovaram a escrita por unanimidade. Extraídas de uma caligrafia fluente, as elaboradas letras de Robinson eram muito atuais para a época, e continuam compondo uma das marcas registradas mais conhecidas do mundo. 


1887 aos anos 1890 – Inserindo a marca registrada

Em 31 de janeiro de 1893, o logotipo recebeu a marca registrada do Escritório de Patentes dos EUA. A palavra “trademark” foi acrescentada na cauda do “C” de Coca.


1890 a 1891 – Espirais extras

Durante apenas um ano, o logo da Coca-Cola passou por uma remodelação radical, espiralando.


1940 aos anos 1960 – Ajuste na cauda

As palavras “trademark registered” saíram da cauda do “C”. A “marca registrada” passou a ser lida abaixo do logotipo, e não dentro deste. Em 19 de novembro de 1947, a escrita spenceriana moderna, conforme a conhecemos hoje, foi registrada na Austrália.


1947 aos anos 1960 – O Disco Vermelho da Coca-Cola

Desde 1947, o Disco Vermelho, ou o sinal de “botão”, tem sido usado para anunciar Coca-Cola. A forte imagem gráfica do formato de disco se tornou um elemento fundamental na sinalização em lugares ao ar livre. Em 1948, os discos começaram a ser pendurados dentro de estabelecimentos como propaganda e decoração. Imagens do Disco Vermelho também surgiram em anúncios impressos nos anos 1960, quando os sinais arqueados, ou em “rabo de peixe”, começaram a ser usados. 


1958 aos anos 1960 – Formato de peixe

Neste período, a escrita foi colocada dentro de uma forma arqueada, que parece um arco. O sinal arqueado (mais conhecido como sinal “rabo de peixe”) foi lançado em 1958. Um ano depois, foi usado em textos, sinalizações, cartuns e “vending machines”. Em 1965, esse design foi eliminado e substituído pelo familiar Disco Vermelho dos anos anteriores. Decidiu-se que o círculo vermelho era a associação visual mais forte com a marca registrada. 


1969 – A onda branca

O logotipo Arden Square foi revelado. Dentro de um quadrado vermelho, a escrita de Coca-Cola foi sublinhada com uma “onda” branca, ou Recurso da Fita Dinâmica, como foi batizado. A onda é usada até hoje. 


1982 – Diet Coke

Os anos 1980 trouxeram slogans memoráveis, como “Coca-Cola é isso aí!”, e, em 1982, o lançamento da Diet Coke – a primeira extensão da marca registrada Coca-Cola. O famoso logotipo com a escrita foi trocado por uma fonte com serifa grossa. E o design original do logo de Diet Coke incluía letras vermelhas em negrito contra um fundo branco.


2003 – Essa é real

Com o lançamento da campanha “Coca-Cola... Real” (no Brasil, “Essa é a real”), o Recurso da Fita Dinâmica foi acentuado com um choque de amarelo e algumas bolhas.


2007 – Um design clássico

Uma abordagem simples, ousada, com uma única fita branca.


2011 – 125 anos de felicidade

O logotipo do aniversário de 125 anos da Coca-Cola tem bolhas estourando na garrafa curvilínea – uma celebração ao passado, ao presente e ao futuro. 


2013 a 2014 – Você, essa fonte clássica 

A campanha “Share a Coke” trocou o logo de Coca-Cola por nomes de pessoas. Originalmente, a ideia foi concebida com nomes impressos na tradicional escrita spenceriana de Coca-Cola. Porém, por questões de marca registrada, foi criada uma nova fonte tipográfica, inspirada no logo de “Coke”. A fonte recebeu o nome de “You”, porque se trata de você, o consumidor, e não de Coca-Cola. A primeira campanha desse tipo foi criada em Sydney, em 2011, e desde então chegou a mais de setenta países. Equipes da Coca-Cola do mundo inteiro usaram seu talento criativo no conceito, o que causou reviravoltas no icônico logotipo.


2016 – “Sinta o sabor”

O sabor revigorante e o apelo icônico da marca registrada Coca-Cola original uniu os produtos da família Coca-Cola. A nova campanha global mostrou os ícones familiares de Coca-Cola, como a garrafa de vidro curvilínea e o popular design do logo do Disco Vermelho. Eis um fato curioso: “Sinta o sabor” foi o 47º grande slogan de propaganda que a Coca-Cola apresentou ao longo dos anos!