O vermelho da Coca-Cola não está no catálogo Pantone, mas é rapidamente reconhecido pelas pessoas à primeira vista. Por que isso acontece? Como essa cor se tornou sinônimo de Coca-Cola?

"Isso remonta ao começo de tudo", diz Ted Ryan, diretor de Memória da The Coca-Cola Company.


Sócio e contador de John Pemberton, inventor da Coca-Cola, Frank Robinson inicialmente sugeriu o nome da bebida e criou o icônico logotipo feito com a escrita spenceriana, um tipo de caligrafia característico daquela época.

Por gostar do contraste entre as cores, Robinson escreveria “Coca-Cola Delicious and Refreshing” (em português, “Coca-Cola Deliciosa e Refrescante”) com letras vermelhas sobre um fundo branco na comunicação visual mais antiga da empresa. “A partir de então, o vermelho foi adotado como a cor dominante da Coca-Cola", conta Ryan.

Assista ao vídeo que conta melhor essa história:

'Uma promessa'

Em 1948, a introdução do agora onipresente disco vermelho da Coca-Cola ajudou a solidificar a conexão entre a marca e a cor. "Quando você vê um ícone de disco vermelho na frente de uma loja, já sabe que poderá encontrar uma Coca-Cola gelada e refrescante", explica Ryan. "De certa forma virou uma promessa."

Essa "promessa" da cor vermelha representa também o visual contemporâneo da marca, tanto que James Sommerville, vice-presidente de Design Global da Coca-Cola, considera essa a "segunda fórmula secreta" da empresa.

"Quando analisamos os arquivos, podemos ver 130 anos condensados em uma sala bem grande", diz Sommerville. "O que tentamos fazer é reaproveitar e repensar isso, de uma forma que pareça relevante hoje."

Coca-Cola como uma simples ideia

A mais recente estratégia para embalagens dos produtos da The Coca-Cola Company, que ainda não chegou ao Brasil, abraça essa rica história com um toque contemporâneo. Aplicando visualmente o icônico disco vermelho em toda a marca Coca-Cola, a estratégia "One-Brand" une versões como Zero, Light e a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares em uma mesma unidade visual.

Imagem da campanha Taste the Feeling, da Coca-Cola

Potencializando a cor vermelha em cada variante, Sommerville acredita que este sistema de design lembra aos consumidores que, independentemente da bebida que adquirem, estão "comprando Coca-Cola como uma simples ideia."

"James fez um trabalho brilhante dando um novo olhar ao passado. Não queremos revivê-lo, mas ele também não pode ser esquecido. Tem que ter uma essência, algo que se sustente", explica o diretor de Memória da The Coca-Cola Company, Ted Ryan, que conclui: "Existimos para refletir a luz dos valores essenciais da empresa e o melhor que já passamos ao longo desse tempo".