1. Por que Fanta em plena Segunda Guerra Mundial?

A criatividade nascida da necessidade mais extrema produziu a Fanta, em 1941. Foi na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Diante das dificuldades para receber os produtos do concentrado da Coca-Cola no país, o então chefe de operações da bebida por lá, Max Keith, incentivou a criação do novo refrigerante. Tudo para não ter de paralisar as atividades da fábrica.

2. Concurso de funcionários na Alemanha

O nome Fanta surgiu num concurso entre funcionários da Coca-Cola alemã, para batizar o produto recém-criado, ainda durante a guerra. Há várias teorias sobre a escolha definitiva — a proximidade com a palavra “fantasia” é uma delas, já que foi necessário ter muita imaginação para inventar uma bebida com os escassos recursos disponíveis durante a guerra.

3. Fantástico: boato ou verdade?

Outros acreditam que o nome Fanta foi escolhido porque tem um significado e um som agradável e refrescante, que casa perfeitamente com um refrigerante. Além disso, o nome se assemelha à palavra "fantástico", que tem um som e uma grafia parecida em muitos países. A teoria mais comum diz que o nome Fanta foi escolhido porque contém sons comuns a maioria dos idiomas.

4. O primeiro sabor

Fanta não nasceu laranja – longe disso. Ante à dureza daqueles tempos, a bebida era produzida com os insumos que havia à disposição, entre eles fibra de maçã e soro de leite.

5. Quando virei laranja?

Mas e a Fanta Laranja? A versão mais conhecida do refrigerante foi lançada pela Coca-Cola italiana, a partir de ingredientes cítricos, na primavera de 1955. Mais precisamente em Nápoles, em 29 de abril.

6. Foram 30 opções de rótulo

Foram de 25 a 30 opções de garrafa e rótulo propostas pelo renomado designer francês Raymond Loewy até que as versões finais fossem escolhidas.

7. Expansão nos anos 1950

Em novembro daquele ano, a Fanta Laranja também começou a ser vendida em outro país, a Austrália, na cidade de Brisbane. Durante 1956, mais dez engarrafadores passaram a comercializar o refrigerante, que foi ficando cada vez mais popular. Em 1960, a bebida já era vendida em 36 países.

8. Os americanos só conheceram a Fanta em...

Fanta desembarcou nos Estados Unidos no outono de 1958, começando pelas cidades de Chicago, Boston e Baltimore.

9. Conhece a Klassik?

Depois de correr mundo, o refrigerante fez a volta, para reencontrar sua Alemanha natal em 1959, finalmente na versão laranja. Até hoje, é possível comprar por lá a garrafa original da Fanta, a “Klassik”. Os colecionadores piram!

10. Fanta Morango, Abacaxi...

O sucesso americano multiplicou os sabores da bebida. A partir de 1960, os consumidores ganharam opções variadas, de morango a lima-limão, de cereja a abacaxi. Mas cada qual com seu cada qual: a fórmula do refrigerante varia de acordo com o país, suas legislações e com o gosto dos consumidores.

11. E no Brasil?

A Fanta Laranja desembarcou por aqui em 1964, como o segundo produto da Coca-Cola Brasil vendido no país. 

12. Nova receita e novo visual 

No Brasil, em maio de 2017, o visual da Fanta mudou, com novo logotipo — criado por letras cortadas à mão — e nova paleta de cores. Os refrigerantes de Laranja e de Uva passaram a ter menos 25% de açúcar em relação à média do mercado. No sabor Laranja, há ainda outra novidade: adição de vitamina C.

13. Fanta + Guaraná

Também este ano, mais um produto chegou nos bares, restaurantes e gôndolas de supermercados brasileiros: a Fanta Guaraná, que, como o nome revela, nasce da união da marca com o fruto que é orgulho nacional. Depois de muita pesquisa, esse é o primeiro refrigerante que já chega ao mercado com certificação da origem do guaraná 100% do Amazonas. A versão zero de Fanta Guaraná chegará ao mercado em setembro.

Além dos permanentes — Laranja, Uva e, agora, o Guaraná —, a marca Fanta sempre traz inovações com sabores de frutas para seu portfólio. Nos últimos anos, foram lançadas a tangerina, a morango, a maracujá, a maçã verde... Todos contêm 5% de suco de frutas, teor exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para refrigerantes de fruta.

Quero a minha!

Para participar das ações ligadas ao refrigerante, basta acompanhar o site e as redes sociais da marca:

www.fanta.com.br

www.facebook.com/fanta

www.instagram.com/fanta

www.twitter.com/fanta

Texto produzido por Ecoverde Conteúdo Jornalístico