Um adolescente decide fazer agradecimentos a pessoas especiais para ele, presenteando-as com garrafinhas de Coca-Cola. Essa história de gratidão é contada no filme da campanha de Natal da marca, disponível na internet também com recurso de audiodescrição. É a primeira vez que a Coca-Cola Brasil tem uma versão de vídeo publicitário adaptada às necessidades das pessoas com deficiência visual, e a intenção é seguir com essa alternativa nas próximas campanhas.

“Essa ideia de inclusão já estava contemplada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, nas redes sociais, com a hashtag ‘Para cego ver’ e a descrição das imagens dos posts. A campanha de Natal mantém isso e vai além. São três pilares: nas redes sociais, com o #pracegover; no filme da campanha, com audiodescrição; e nas Máquinas da Gratidão, que foram projetadas para atender também o público cadeirante”, explica Vinicius Limoeiro, creative excellence da marca. “A Coca-Cola é uma marca para todos. Nada melhor do que o produto mais disponível no mundo ter também a campanha acessível para todos”, ele acrescenta. Veja também aqui a versão do vídeo sem audiodescrição.

A campanha de Natal traz novidades que contribuem para transformar uma Coca-Cola em gesto de gratidão, como as latinhas e garrafas PET com dizeres “Obrigado, amigo”, “Obrigado, amor” e “Obrigado, família”. Já as garrafas de alumínio, em edição limitada, chegam com o famoso urso protagonizando a decoração especial nas versões regular, Zero e com Stevia e 50% menos açúcares.

As Máquinas da Gratidão, citadas por Limoeiro, estarão instaladas em algumas lojas de conveniência pelo país, e permitirão aos consumidores gravarem vídeos com agradecimentos a pessoas queridas e oferecerem a elas uma Coca-Cola especial. A pessoa poderá comprar a bebida (garrafa de alumínio edição Natal) para ela e outra para presentear, por meio de um voucher, e gravar um vídeo de agradecimento cujo link será enviado por e-mail para o presenteado. “A ideia é olhar para o ano que está passando, para as pessoas, e fazer um gesto de agradecimento. É uma Coca-Cola especial para uma pessoa também especial”, explica a gerente de marketing Nathalia Cavalcanti.

Este ano, a Caravana Iluminada da Coca-Cola vai passar por 193 cidades. Os caminhões também estão no clima, com mensagens de agradecimento como “Obrigado, Curitiba”, “Obrigado, São Paulo”, “Obrigado, Recife”, “Obrigado, Rio de Janeiro”. Acompanhe aqui a rota da Caravana.