A Coca-Cola Brasil lançou, em maio, a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares, o primeiro refrigerante do mercado brasileiro com açúcar e adoçante na fórmula.

Ok. Mas o que isso significa?

Dúvidas? Curiosidades? Medos? Não se preocupe! Assim como você, muitas pessoas ainda estão sendo apresentadas à nova bebida de rótulo verde e com a nossa marca inconfundível.

Por isso, vamos esclarecer agora alguns pontos importantes:

1. Por que lançamos a Coca-Cola adoçada com stevia

Decidimos oferecer mais uma opção para quem quer curtir o sabor de Coca-Cola. O novo produto é adoçado com stevia e tem 50% menos açúcares do que a versão original. Queremos oferecer escolhas. Por isso, além de bebidas com açúcar e sem açúcar, agora temos um produto, digamos, meio a meio. É mais uma oferta de bebida e sem abrir mão do prazer de uma Coca-Cola.

Stevia

2. Stevia é um adoçante feito a partir de uma planta

A stevia da nova versão de Coca-Cola é um ingrediente sem calorias originário de uma planta nativa da América do Sul. É 200 vezes mais doce do que o açúcar e por isso, claro, ganhou essa fama toda. Um pouquinho já é suficiente em fórmulas de bebidas ou receitas de alimentos. Existem centenas de espécies diferentes da planta, mas apenas uma, chamada Stevia Rebaudiana, contém as substâncias naturais que dão o sabor doce. Ao mastigar sua folha, já é possível comprovar essa propriedade. Para capturar a doçura, as folhas são refinadas até restarem apenas compostos moleculares de sabor doce. A segurança do consumo da stevia é atestada por mais de uma centena estudos científicos e por comitês de especialistas em ingredientes, como a JECFA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Europeia para a Segurança de Alimentos (EFSA).

Infográfico sobre sódio e Coca-Cola Stevia com 50% menos açúcares

3. ‘Me disseram que a nova Coca-Cola verde é cheia de sódio. É verdade?’

Não. E é fácil entender por quê. Essa informação às vezes circula na internet, mas vamos esclarecer. Quando comparamos, lado a lado, as informações nutricionais das versões de Coca-Cola, surgem números bem distantes uns dos outros. Por exemplo: uma lata de 350ml de Coca-Cola original tem 18mg de sódio; a nova versão com stevia, 37mg; a Zero, 49mg; e a Light, 40mg. Parece uma diferença muito relevante, não? Vamos voltar aos números: 18mg, 37mg ou 49mg de sódio em uma lata de 350ml nas versões de Coca-Cola representam apenas de 1% a 2% de todo o sódio recomendado pela  Organização Mundial de Saúde (OMS) para consumo máximo em um dia — o número total é de 2.000mg de sódio. Ou seja, dentro de um total de 2.000mg, o peso de 18mg da Coca-Cola original ou de 49mg da Coca-Cola Zero, mesmo sendo um número maior, é bem baixo. Essas diferenças se devem aos ingredientes de cada um. Por isso, todas as versões de Coca-Cola são consideradas de baixo teor de sódio. Isso inclusive já foi escrito com destaque nas embalagens de Coca-Cola Zero, por exemplo.

Também há uma informação circulando na internet que vale ser esclarecida: algumas pessoas compararam os rótulos das latas de 350ml da Coca-Cola original e da Coca-Cola adoçada com stevia e perceberam uma suposta “inversão”. Na Coca-Cola original, são 37 gramas de açúcares e 18mg de sódio. Na nova versão com stevia, são 18 gramas de açúcares e exatamente 37mg de sódio na lata, números iguais e invertidos — de nutrientes diferentes! Uma simples coincidência numérica que tem provocado interpretações equivocadas. Não há qualquer relação de compensação entre sódio e açúcar.

Diferenças entre as versões de Coca-Cola

4. As diferenças entre todas as versões de Coca-Cola

A Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares é adoçada com uma mistura de açúcar e o adoçante natural stevia. Por isso o produto tem uma redução de 50% de açúcares em comparação com a versão original da Coca-Cola, que é adoçada somente com açúcar. A Coca-Cola Zero e a Coca-Cola Light não têm açúcar, só adoçantes. A diferença entre estas duas está nos tipos de adoçantes usados nas fórmulas, que oferecem diferentes opções de sabores para paladares dos consumidores brasileiros. Todos são seguros.

5. Açúcar e stevia em números claros

São 5g de açúcar e 13mg de stevia a cada 100ml da bebida. O que corresponde à redução de 50% da quantidade de açúcares em comparação com a versão original da Coca-Cola. Uma lata de 350ml contém 18g de açúcares e 45mg de stevia.