A Coca-Cola ficou em terceiro lugar no ranking Best Global Brands pelo quarto ano consecutivo. Com valor estimado de US$ 73,1 bilhões, a empresa continua no topo da lista divulgada pela consultoria Interbrand com as marcas mais valiosas do mundo.

Inovações em produtos e embalagens, além das experiências proporcionadas aos consumidores, desempenham um papel importante no valor da marca, de acordo com o relatório divulgado na quarta-feira (5). A expedição Journey x Journey — uma viagem de duas funcionárias da The Coca-Cola Company pelos Estados Unidos relatada em tempo rea l—, foi citada pela Interbrand como exemplo de criatividade para contar histórias relativas à marca e à empresa. A campanha para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a estratégia de marketing global “One Brand” também foram citadas.

“Mais do que nunca, entendemos que as pessoas querem sua Coca-Cola de diferentes formas. Mas, seja qual for a escolha, elas querem uma marca Coca-Cola com um sabor delicioso e o máximo de frescor”, afirma Marcos de Quinto, diretor global de Marketing da The Coca-Cola Company. “Por meio da estratégia ‘One Brand’, vamos substituir as várias campanhas da Coca-Cola por uma única e icônica, que celebra tanto o produto quanto a marca”.

Imagem da campanha #IssoÉOuro

No ranking, a Interbrand destacou que, enquanto muitas empresas de refrigerante estão incrementando seus portfólios com bebidas alternativas, a The Coca-Cola Company continua a dar motivos para os consumidores se manterem fiéis à sua icônica marca, por meio de novas embalagens e ofertas. “A marca apostou fortemente em versões menores dos produtos, como as minilatas, que são mais acessíveis e deram aos consumidores preocupados com calorias e açúcar a liberdade para comprar Coca-Cola em porções menores”, acrescenta o documento.

Marcas de tecnologia e do setor automotivo tiveram destaque na lista deste ano. Apple e Google ocupam as primeiras posições, respectivamente, pelo quarto ano consecutivo. O valor da marca Apple cresceu 5%, para US$ 178 bilhões, enquanto o da Google aumentou 11%, atingindo US$ 133 bilhões. Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10 nesta ordem. Confira ranking completo aqui (em inglês).

A marca Sprite aparece na lista global da Interbrand como a de número 86, com valor de US$ 5,1 bilhões. A campanha “Obey Your Verse”, com suas latas decoradas com letras de astros do hip-hop, como o rapper Drake, contribuiu para assegurar o lugar no ranking.

“Está claro que as melhores marcas do mundo estão não só sofrendo mudanças, mas também as conduzindo”, afirma Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “As marcas entendem que sua anatomia do crescimento é complexa, única e particular; olham para dentro e para fora, crescem para novos mercados e criam melhores experiências a fim de expandir suas marcas e negócios”.

Em seu 17º ano, o relatório da Interbrand avalia como grandes marcas contribuem para o desenvolvimento das companhias. O ranking é baseado em três principais componentes que contribuem para o valor acumulado de uma marca: o desempenho financeiro dos produtos e serviços, o papel que desempenha na influência da escolha do cliente e a força que tem para assegurar lucros das empresas.