Café, suco, chá, refrigerante, água. Essas e outras bebidas têm algo em comum. O que o Matte Leão tem a ver com Schweppes? Ou qual a conexão entre um suco Del Valle e um saquinho de chá de boldo Leão Fuze? Crystal, Guaraná Jesus, Powerade? Alguma ligação?

“Bingo! É tudo da Coca-Cola!”. Não é exatamente a resposta certa.

Coca-Cola, você sabe, é o refrigerante mais famoso do mundo. Mas quem produz essa e as outras bebidas por aqui? Há uma empresa responsável por isso, é a Coca-Cola Brasil, fundada no país há cerca de 75 anos. Agora a resposta está certa: é Coca-Cola Brasil. Junto com os dez fabricantes, forma o Sistema Coca-Cola Brasil.

Vamos em frente.

Essa empresa não produz só Coca-Cola. Também não é um combo Coca-Cola-Fanta-Sprite-Kuat. A lista completa de bebidas tem mais de 140 produtos em sete grandes grupos: refrigerantes, água, café, chás, néctares e sucos, bebidas esportivas e lácteos — entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria, além de diversas opções de embalagens.

Guaraná Jesus

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Primogênita da família e criada em 1886 em Atlanta, nos EUA, a Coca-Cola original começou a ser produzida no Brasil em 1941, mas a primeira fábrica foi construída aqui em 1942. Em seguida, nos anos 1960, foi a vez da Fanta Laranja, o segundo produto no país. Em 1981, foi lançado o Sprite. E, assim, nos últimos anos, o portfólio continuou a crescer — ou, traduzindo, a Coca-Cola Brasil passou a diversificar sua linha de produtos, com a criação ou aquisição de mais marcas.

“Já há algumas décadas, deixamos de ser uma empresa de refrigerantes para ser uma empresa de bebidas, que tem um portfólio amplo, exatamente porque sabemos que as pessoas são diferentes e buscam variadas opções", explica Andrea Mota, diretora de Categorias da Coca-Cola Brasil.

Renato Shiratsu, diretor de Inovação da empresa, diz que a ideia é continuar a oferta de produtos: "O novo consumidor brasileiro é exigente, bem informado e procura produtos que agreguem valor à sua vida. Não busca somente questões funcionais, mas também hidratação, energia, refrescância. Procuramos compreender cada um desses momentos e encontrar a solução ideal para entregar o que ele quer com a máxima qualidade".

Quando assunto é fruta na caixinha, a Del Valle entra em cena. São mais de 25 variações de produtos entre sucos, néctares e refrescos. Em 2015, a marca lançou a Del Valle 100% suco, com fibras e vitamina C — elementos que podem ser encontrados em frutas. Além de alto valor nutricional, a bebida contém açúcares da fruta e não possui, na composição, corantes e conservantes. Aliás, você sabia que os gominhos da Laranja Caseira Del Valle são de verdade e passam por testes? Entenda aqui.

No segmento de refrigerantes, a mais recente inovação é a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. Mas, além de Coca-Cola, Fanta, Sprite e Kuat — com distribuição nacional —, fazem parte do portfólio marcas regionais como os guaranás Charrua, no Sul do Brasil; Tuchaua, no Norte; e Jesus, no Nordeste. “Elas são amadas pelos consumidores. O Guaraná Jesus é realmente um fenômeno e começou a se expandir nacionalmente”, ressalta Andrea. Hoje, a bebida cor-de-rosa, com traços de cravo e canela e criada por um farmacêutico em 1927, também é distribuída em Minas Gerais, São Paulo e Paraná nas versões tradicional e zero.

Café Leão

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Ainda no grupo dos gaseificados, a Schweppes, vendida em mais de cem países, é considerada o primeiro refrigerante do mundo. Foi criada em 1783 por um joalheiro alemão, alquimista por hobby. Aliás, curiosidades não faltam sobre essa marca.

Mas o Sistema Coca-Cola Brasil tem ainda uma vasta linha nacional de produtos sem gás, chás e bebidas esportivas. Os chás da marca Leão, com mais de um século de tradição, são vendidos em duas versões: linha líquida, que são os produtos prontos para beber; e seca, para quem prefere preparar a bebida do seu jeito. No Rio de Janeiro, o Matte Leão é sinônimo de praia, mas hoje tem distribuição nacional e é encontrado em diferentes versões e embalagens. Em agosto deste ano, uma grande novidade: a Coca-Cola Brasil lançou o Café Leão, produto com grãos 100% arábica, cultivados, torrados e embalados no Brasil. A empresa também oferecerá novas categorias de produtos, como iogurtes e outros lácteos produzidos com leite de alta qualidade da Verde Campo. "Conforme o portfólio cresce, a complexidade do trabalho só aumenta, mas a gente acha que vale a pena para atender melhor as pessoas”, destaca a diretora de Categorias Andrea Mota.

‘Estamos sempre querendo trazer o que tem de mais novo para todas as marcas’, Andrea Mota, diretora de Categorias da Coca-Cola Brasil

A variedade de marcas e produtos é acompanhada por uma característica fundamental comum a todos e sintetizada por Andrea: qualidade. "A preocupação em usar os melhores ingredientes e processos, em fazer tudo absolutamente de acordo com os requisitos legais e regulatórios. E também tudo o que está por trás: a estrutura, pessoas comprometidas, a nossa capacidade de distribuir por todo o país e fazer chegar ao consumidor. Além disso, a inovação também une esses produtos. Estamos sempre querendo trazer o que tem de mais novo para todas as marcas”, ela conclui.