O que vai beber? Coca-Cola Vanilla (sabor baunilha) ou Coca-Cola Cherry (sabor cereja)? Prefere embalagem de vidro ou de alumínio? A ocasião pede 250ml, para o almoço no trabalho, ou 1 litro, no domingo em família? Por que não escolher todas essas opções e muitas outras, cada uma combinando com um momento da sua vida? A nova campanha da Coca-Cola Brasil, “Escolhas”, chega para mostrar que a marca oferece produtos diferentes, em embalagens diversas e tamanhos variados. E vem acompanhada de muitas novidades para os consumidores.

O portfólio da empresa reúne mais de 140 produtos em diferentes formatos. Pensou em Matte Leão? Na praia, o copo costuma ser a opção da maioria, mas a bebida também é oferecida em garrafa PET de 1,5L ou 300ml, a granel ou em sachês de chá.  Já a Del Valle apresenta seus néctares, por exemplo, em latas de 335ml e em embalagens de Tetra Pak, em dois tamanhos diferentes: 1 litro e 250ml. Sucos 100% também estão disponíveis em caixinhas dos dois tamanhos.


Para ampliar ainda mais a oferta do seu portfólio, a Coca-Cola Brasil apresenta neste fim de ano um novo modelo de embalagem de vidro. Já os sabores Vanilla e Cherry, lançados em edição limitada, voltam às prateleiras e seguem à venda pelo menos até o início do ano.

Diogo Machado, gerente sênior da marca Coca-Cola, está à frente das novas embalagens especiais. Ele conta que uma grande inovação na área aconteceu no fim de 2015, quando foi lançado um pack com seis garrafas de vidro de Coca-Cola, com desenhos diferentes, em comemoração ao centenário da clássica e famosa garrafa Contour.


“Nossa estratégia com estas embalagens é aumentar a conexão com o público de jovens adultos e adultos. É um consumidor que busca experiências especiais, como cafés gourmet, por exemplo, e queremos estar conectados com ele”, diz Machado.

Quando o assunto é sabor, a empresa lançou no mercado brasileiro a Coca-Cola nos sabores cereja e baunilha. As duas versões foram bem aceitas pelo consumidor e estão de volta neste fim de ano. Mas não farão parte do portfólio permanente da empresa.

“Nossa estratégia é que a Coca-Cola com toque de sabor seja sempre uma edição especial. Para isso já estamos pesquisando novas opções para 2017”, conta Machado.


Brasil é pioneiro em nova embalagem de 1 litro premium não retornável

A nova Coca-Cola em garrafa de vidro de 1 litro não retornável está disponível nas regiões Sudeste e Sul, mas pode vir a ser distribuída em todo o Brasil. Diferentemente das garrafas históricas de Coca-Cola, que estiveram à venda apenas por curto período de tempo, a nova embalagem fará parte do portfólio permanente da empresa. O Brasil é o primeiro país no mundo a lançar a Coca-Cola em garrafa de 1 litro não retornável.

“Pesquisas mostram que o consumidor tem a sua melhor experiência com Coca-Cola quando ele bebe o refrigerante de uma garrafa de vidro de 250ml. Se a bebida for servida em um copo Contour, melhor ainda. É o que chamamos de ‘a Coca-Cola perfeita’. Com a garrafa de 1 litro não retornável, queremos levar esta experiência superior para dentro de casa, para ocasiões especiais com amigos e com a família”, explica Machado.

A nova garrafa é feita em uma fábrica em São Paulo da multinacional O-I, especializada em embalagens de vidro. Lucas Amendola, gerente de Comercialização de Embalagens da Coca-Cola Brasil, chama a atenção para o desenho da garrafa não retornável de 1 litro:

“O novo design foi criado em conjunto com a The Coca-Cola Company, em Atlanta. Com essa embalagem especial, o objetivo é oferecer a melhor experiência de consumo dentro de casa. O conceito é diferente da garrafa de 1 litro retornável, que tem na durabilidade a sua principal característica. As garrafas históricas de Coca-Cola foram muito bem recebidas e aprendemos muito sobre a estratégia de embalagens premium”.


E a latinha?

Já as latas em alumínio têm diversos fornecedores em todo o país. As mesmas empresas fabricam as latas em formatos mais finos, por enquanto reservadas para a Coca-Cola com um toque de sabor. “As latas de Cherry e Vanilla são diferentes, têm 310ml e um desenho mais atual”, detalha Amendola.

Além de diferentes sabores e embalagens, cada tipo de sede pede uma quantidade diferente de refrigerante. Simone Murata, gerente sênior da marca Coca-Cola, conta que o objetivo da empresa é oferecer opções, inclusive de diversos tamanhos de embalagem para um mesmo produto:

“O consumidor busca o equilíbrio. Nosso papel é oferecer soluções para que ele possa escolher dentro do seu padrão de vida. Tem gente que ama o sabor Original de Coca-Cola. Quem fizer essa opção pode manter o equilíbrio escolhendo porções menores. Temos que estar aptos a oferecer essas diferentes opções de tamanho”.


Um exemplo é a lata pequena de Coca-Cola, de 250ml. Tradicionalmente, é consumida por pessoas que estão em trânsito. Simone Murata acredita que a latinha é uma opção para manter uma vida saudável, sem extrapolar, mas também sem abrir mão do prazer:

“A embalagem pequena de Coca-Cola é muito mais do que uma bebida em trânsito. Ela pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. Uma mesma pessoa toma diferentes decisões ao longo dia, dependendo do momento. À noite, ela pode optar pela Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. No meio da tarde, ela quer uma Coca-Cola Original, e escolhe uma lata menor caso queira controlar sua ingestão calórica. O importante é o consumidor beber a Coca-Cola que quer, na hora em que der vontade e na embalagem que ele escolheu. Como as pessoas têm vários momentos, nós temos várias opções”.


Água Crystal

E se há uma bebida que está em todos os nossos momentos é a água. A Crystal oferece uma boa variedade de embalagens. Do copinho de 310ml às garrafas de 1 litro (uma novidade) e 1,5L, entre muitas outras opções. Já a garrafa de 500ml apresenta uma diferença em relação à família Crystal: ela é mais fina, com 20% menos menos plástico – por isso, é mais fácil de ser torcida, reduzida e, portanto, reciclada. Outro lançamento recente são as garrafas Sport de 500ml e 600ml, ideais para quem faz atividade física.


Já as embalagens de bebidas esportivas, como os quatro sabores de i9 by Powerade, têm um diferencial: o bocal que facilita o ato de beber enquanto se corre ou se pratica qualquer atividade física. As garrafas dos sete sabores de Powerade têm um tipo de bocal no qual a tampa, depois de retirado o lacre, pode ser aberta e fechada com apenas uma das mãos.

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Texto produzido por Ecoverde Conteúdo Jornalístico