Desde que se tornou chief executive officer (CEO) em 2008, Muhtar Kent alcançou uma longa lista de realizações estratégicas para promover o crescimento da The Coca-Cola Company no mundo todo.

Conheça os destaques:

Criação de um plano de longo prazo para direcionar o foco da empresa de volta ao seu modelo de negócios básico, que busca criar marcas fortes, aumentar o valor para o consumidor e conduzir a um sistema global de franquia robusto e dedicado. Por meio de uma iniciativa acelerada de reformulação do sistema de franquias para engarrafadores, a The Coca-Cola Company vai passar de proprietária de cerca de 18% do volume produzido em operações globais de engarrafamento no final de 2015 a cerca de 3% quando essa transformação estiver concluída. Kent tem sido a força motriz por trás da evolução do Sistema global da The Coca-Cola Company, tomando ações arrojadas para transferir franquias em territórios na América do Norte, Alemanha, China e África para parceiros de engarrafamento robustos e capazes.

Realização de investimentos controlados em um portfólio de bebidas cada vez mais diverso, com a introdução de cerca de mil novos produtos. O número de produtos comercializados pela The Coca-Cola Company no mundo todo aumentou de mais de 2.800 em 2007 para mais de 3.800 atualmente. Além disso, durante esse período a empresa acrescentou oito nomes a sua lista de marcas cujas vendas anuais no varejo estão acima de US$ 1 bilhão.

Liderou uma mudança de foco para aumentar a receita em mercados desenvolvidos e seguir uma abordagem com mais equilíbrio entre volume e receita em mercados em desenvolvimento e emergentes. Sob a liderança de Kent, a empresa aumentou sua participação em termos do total de dólares gastos (ou participação no valor) no setor de bebidas não alcoólicas prontas para o consumo por 37 trimestres consecutivos.

Leia também: 5 perguntas para Muhtar Kent e James Quincey

 

Investimento em mercados no mundo todo para um crescimento de longo prazo. Desde 2010, a The Coca-Cola Company e seus parceiros de engarrafamento têm investido mais de US$ 75 bilhões no crescimento de mercados locais no mundo todo. Na África, o Sistema da Coca-Cola sinalizou US$ 17 bilhões em investimentos de 2010 a 2020; na China, US$ 4 bilhões de 2015 a 2017; na Índia, US$ 5 bilhões de 2012 a 2020, entre muitos outros.

Adoção da produtividade como estratégia de negócios e vantagem competitiva. Por meio de programas de produtividade e reinvestimento lançados desde 2008, a empresa está em via de alcançar uma economia anual de mais de US$ 4 bilhões até 2019.

Aumento do valor para os acionistas. Desde 1º de julho de 2008, a empresa aumentou o valor para os acionistas em quase US$ 100 bilhões, com aumentos anuais contínuos no valor de seus dividendos e no preço de suas ações. Ao longo desse mesmo período, a companhia proporcionou um retorno anual total de dois dígitos para os acionistas. Em 2012, a The Coca-Cola Company realizou um desmembramento de ações de 2 por 1 para os acionistas — o primeiro em 16 anos.

Criação de um forte canal de desenvolvimento gerencial e uma equipe de liderança de nível mundial, incluindo a seleção de James Quincey como presidente, diretor de operações e próximo CEO da empresa.

Promoção da diversidade e da inclusão no local de trabalho, com um foco particular em mulheres na liderança. Sob a gestão de Kent, o número de mulheres em posições de liderança sênior dentro da The Coca-Cola Company aumentou de 23% em 2008 para 32% atualmente.

Intensificação do avanço da empresa em questões sociais e ambientais, incluindo sua liderança no lançamento da iniciativa 5by20 para apoiar o empoderamento econômico de 5 milhões de mulheres empresárias globalmente até 2020 e levando a The Coca-Cola Company a se tornar a primeira empresa Fortune 500 a anunciar publicamente que está repondo 100% do seu consumo global de água.