Nesse ano em que a Coca-Cola completa 75 anos de atuação no Brasil, retorno com grande entusiasmo, após liderar as unidades da China e Coreia do Sul. Quando olhamos a diversidade do nosso país, sob todos os aspectos, sejam culturais ou regionais, não tenho dúvidas do nosso enorme potencial de crescimento. Orgulho-me de fazer parte desse momento e de compartilhar, neste quinto Relatório de Sustentabilidade, nossos resultados econômicos, sociais e ambientais.

Desde que assumi a liderança da empresa, participei de importantes encontros com especialistas e sociedade em uma jornada contínua de diálogos transparentes, essenciais para a estratégia de negócio.

Leia a versão resumida do Relatório aqui 

Veja também: infográfico reúne os destaques

Como líder da indústria de bebidas, escolhemos fazer mais — e não apenas dizer mais. Estamos evoluindo sempre para oferecer os melhores produtos para os nossos consumidores, além de levar a sustentabilidade para o centro do nosso negócio e das nossas marcas. Sabemos que é crescente o interesse dos consumidores em conhecer o que está por trás dos produtos que consomem e os impactos que causam na sociedade e no meio ambiente. Nossa visão 2025 reforça esse direcionamento: Queremos ser o sistema que cuida das pessoas, das comunidades e do meio ambiente.

Temos a certeza de que ao criarmos impacto social positivo nas comunidades e no meio ambiente, estamos colaborando também com o progresso e o crescimento da companhia. Nossos avanços nos últimos anos evidenciam essa evolução.

‘Estamos evoluindo sempre para oferecer os melhores produtos para os nossos consumidores, além de levar a sustentabilidade para o centro do nosso negócio e das nossas marcas’ 

Na gestão da água, principal matéria-prima do nosso negócio, criamos a plataforma Água+ que consolida os nossos esforços dentro e fora dos nossos muros. Hoje, conseguimos devolver à natureza o dobro da água utilizada em nosso processo produtivo. Esse êxito foi alcançado graças aos programas de reflorestamento e conservação de bacias hidrográficas que desenvolvemos, assim como as ações de eficiência e de reúso nas fábricas. Entre todos os nossos compromissos com a melhor gestão desse recurso, queremos fortalecer nossa atuação no acesso à água potável, um problema que afeta 35 milhões de pessoas no país. Para isso, usaremos a expertise e a capilaridade do sistema Coca-Cola Brasil para contribuir, em conjunto com outros parceiros, com o acesso à água em comunidades, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.

Com relação ao nosso portfólio, estamos sempre inovando para oferecer às pessoas as bebidas que elas desejam e adoram. Mas, quando o nome de sua empresa é reconhecido mundialmente, é crucial escutar o que os consumidores querem e precisam de você. Os tempos mudam e as pessoas esperam que cresçamos e mudemos com elas. Portanto, estamos abraçando o futuro e acelerando nossos esforços para repensar nossas bebidas no mundo, incluindo novas categorias, novas receitas e, sempre que possível, adicionando mais benefícios, como nutrição e hidratação. Somente nos últimos três anos, reduzimos o açúcar adicionado de 42 produtos, além de torná-los mais nutritivos, com a adição de vitaminas e minerais.

O Sistema Coca-Cola Brasil, com suas 42 fábricas, presentes em todas as regiões do país e com uma força de trabalho composta por 62,6 mil pessoas, é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do Brasil. Essa extensão e relevância aumentam nossa responsabilidade de criar e gerar valor, além dos muros de nossas operações.

Gostaria de encerrar essa mensagem, agradecendo a todos que, direta ou indiretamente, vêm contribuindo conosco nessa jornada, em especial, aos funcionários que fazem parte do nosso Sistema e trabalham diariamente para alcançarmos nossos objetivos de negócio e de desenvolvimento sustentável. Boa leitura!