Para celebrar o Natal, chega às prateleiras uma edição temporária das embalagens em alumínio de 250ml de Coca-Cola decoradas com o famoso urso polar. As garrafinhas especiais podem ser encontradas nos sabores Original, Zero e Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares – e elas ainda podem se transformar em um gesto de gratidão, já que vêm com os dizeres “Obrigado, amigo”, “Obrigado, amor” ou “Obrigado, família”. As latinhas e garrafas PET também contam com a novidade.

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As garrafas em alumínio foram lançadas primeiro no mercado internacional. Em 2005, a novidade chegou ao Brasil, mas o material ainda era todo importado. Com o grande sucesso de uma nova leva de garrafinhas, lançadas em 2013 e 2014, foi possível considerar a fabricação das embalagens em solo brasileiro e a ampliação do projeto de itens premium. Lucas Amendola, gerente de Comercialização de Embalagens da Coca-Cola Brasil, explica como foi o processo: “Na Copa das Confederações da FIFA 2013 e na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 fizemos lançamentos usando ainda garrafas de alumínio importadas, com os sabores Original e Zero, voltadas para o público adulto. Quando vimos o potencial do produto, que também já era um sucesso nos Estados Unidos, começamos a procurar um fornecedor local”.


Hoje as garrafas de alumínio são fabricadas pela Impacta Brazil, em São Paulo, e distribuídas em todo o país. A primeira versão feita especialmente para o mercado brasileiro foi lançada no Natal de 2014. A garrafa era decorada como um embrulho de presente.

“A ideia é trabalhar com ondas promocionais, como a garrafa dourada lançada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e as versões natalinas. Em 2017, em princípio, teremos três lançamentos diferentes em edições limitadas. Um deles será no Natal, e os outros dois serão ao longo do ano”, revela Amendola.

Há ainda as Máquinas da Gratidão, instaladas em algumas lojas de conveniência pelo país, que permitem aos consumidores gravarem vídeos com agradecimentos a pessoas queridas e oferecerem a elas uma Coca-Cola especial. A pessoa pode comprar a bebida (garrafa de alumínio edição Natal) para ela e outra para presentear, por meio de um voucher, e gravar um vídeo de agradecimento cujo link será enviado por e-mail para o presenteado.


A gratidão também é tema do filme da campanha de Natal da marca, disponível na internet com recurso de audiodescrição. É a primeira vez que a Coca-Cola Brasil tem uma versão de vídeo publicitário adaptada às necessidades das pessoas com deficiência visual, e a intenção é seguir com essa alternativa nas próximas campanhas.

Sempre preocupada em inovar, mas sem esquecer da tradição, a Coca-Cola Brasil promove novamente este ano a já famosa Caravana Iluminada, que em 2016 passa por 193 cidades – 33 a mais que no ano passado. Os caminhões também estão no clima, com mensagens de agradecimento como “Obrigado, Curitiba”, “Obrigado, São Paulo”, “Obrigado, Recife” e “Obrigado, Rio de Janeiro”. Veja aqui a rota da Caravana Iluminada.