• Empresa apoia ação “Carnaval Limpo” que ano passado recolheu mais de 10 toneladas de lixo reciclável em blocos da Sebastiana;

• Pelo sétimo ano consecutivo a Coca-Cola Brasil participa da reciclagem na Sapucaí;

• Ação na Sapucaí recolheu 67 toneladas de resíduos sólidos em 2013.

A reciclagem é mais uma vez a prioridade no Carnaval da Coca-Cola Brasil. Há sete anos a empresa realiza, em parceria com a Riotur, Liesa e Comlurb, a coleta seletiva na Sapucaí e pelo segundo ano consecutivo, apoia também a coleta seletiva de blocos da cidade. Com o apoio da Coca-Cola Brasil, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro) realiza a ação “Carnaval Limpo”, para a coleta de material reciclável (latas de alumínio, PET, papel e vidro) durante os 14 desfiles dos 12 blocos da Associação.

Esse ano serão 44 catadores por dia, de 14 cooperativas, durante os seis dias de desfiles no sambódromo (Desfile das Crianças, Grupo de Acesso e Especial), na pista, arquibancada e camarotes. Os catadores estarão uniformizados com camisas feitas com tecidos de PET reciclado, participando da ação no sambódromo. A renda obtida com a venda do material recolhido na Apoteose do Samba é destinada aos próprios catadores. No ano passado, foram recolhidas 67 toneladas de resíduos sólidos recicláveis na ação no Sambódromo. São projetos como este, feito em parceria com a Comlurb, Liesa e Riotur, que fazem do Brasil o líder mundial de alumínio e um dos que mais reciclam embalagens PET.  “A reciclagem já uma tradição do Carnaval da Coca-Cola Brasil. Esperamos engajar cariocas e turistas a participarem desse período de muita alegria e descontração sem deixar de lado a responsabilidade ambiental”, explica o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

Blocos e Camarote em ritmo de reciclagem

Neste Carnaval, a Coca-Cola Brasil marcará presença na avenida com a campanha “A reciclagem pede passagem”, criada pela DPZ. Em seu camarote no sambódromo, a empresa traz projeto arquitetônico todo composto por materiais ecologicamente corretos, assinado pela AV Produções. Para revestir as colunas do espaço, foram usados 60m² de tecido feito a partir de PET reciclado. Já nas paredes, foram aplicados 140 m² de MDS (painel de fibras de madeira).  Foram confeccionados ainda pufes de PET forrados com a lona do outdoor do ano anterior, além de camisetas de acesso com malha de PET reciclado.

O projeto “Carnaval Limpo” contará com 300 profissionais treinados pela ONG Doe Seu Lixo, entre coletores e equipes de triagem, gerando emprego e renda para milhares de famílias. Todos passaram por um treinamento para as atividades que começam no dia 15/02 com o desfile do bloco Imprensa que eu Gamo, em Laranjeiras. Em 2012, a ação nos blocos de rua coletou aproximadamente mais de 10 toneladas de material reciclável. Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos será levado por caminhões para as tendas montadas nas concentrações dos blocos, onde será feita a pré-triagem. Em seguida, o material será transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, seguirá para venda, possibilitando a geração de renda com a comercialização do material.

SOBRE A COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 12 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Textual

Eliane Azevedo – Gerente