• Central do Irajá, na Zona Norte carioca, faz parte da ampliação do projeto de Coleta Seletiva da Prefeitura do Rio e Comlurb
  • Apoio da empresa é feito por meio do Coletivo Reciclagem, que oferece capacitação técnica e investimento em equipamentos, além de impactar na autoestima dos catadores
  • CT Irajá pode receber 20 toneladas/dia e vai gerar até 200 postos de trabalho

A primeira Central de Triagem (CT) de materiais recicláveis do projeto de ampliação da Coleta Seletiva, inaugurada hoje (02) pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) no bairro do Irajá, Zona Norte carioca, conta com o apoio da Coca-Cola Brasil. A Central – que pode receber até 20 toneladas/dia de materiais – terá logística de fluxo de produção e esteira mecânica, e vai gerar até 200 postos de trabalho para catadores, que poderão ter renda de cerca de R$1.350. O projeto é uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

A Coca-Cola Brasil apoia a nova logística na central de Irajá por meio do programa Coletivo Reciclagem, que oferece capacitação técnica, investimento em equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores e acesso ao mercado. A expectativa é que, a partir disso, a Central de Irajá seja três vezes mais eficiente do que a média das cooperativas do Brasil. Hoje mais de 350 cooperativas são apoiadas em todo o território nacional com a plataforma Coletivo Coca-Cola.

A inauguração desta cooperativa polo irá gerar o aumento da demanda para o PET reciclado, proporcionando uma valorização ainda maior do material coletado, que irá impulsionar toda a cadeia de reciclagem do Rio de Janeiro. O PET recolhido nas cooperativas de lixo volta para o Sistema Coca-Cola Brasil para a produção de novas garrafas dentro do projeto Bottle to Bottle, no qual a embalagem PET é produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas.

Atualmente, a Comlurb realiza coleta de recicláveis em 100% das ruas de 68 bairros do Rio. Até junho de 2013, coletava-se recicláveis em apenas 44 bairros. A área da Central destinada à operação abrange as etapas de recepção, triagem – fase em que será utilizada esteira mecânica para agilizar o processo – enfardamento, pesagem e armazenamento. O fluxo produtivo envolverá a seleção de recicláveis, manuseio de balanças e utilização de prensas industriais e empilhadeira. Toda a operação segue as normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e será feita por catadores cooperativados, capacitados para gerir a Central.

SOBRE A COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 12 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br ewww.cocacolabrasil.com.br.

Textual Serviços de Comunicação

Eliane Azevedo – Gerente