Prêmio Pemberton – 4º Edição

• Prêmio valoriza pesquisas científicas relacionadas a estilo de vida saudável produzidas no país
  • Pesquisadores concorrem a R$ 110 mil em prêmios e a uma viagem para conhecer a sede da empresa
  • Inscrições se iniciam em setembro e podem ser feitas até maio de 2015

A Coca-Cola Brasil lança hoje (26/09) a 4ª edição do Prêmio Pemberton, durante o jantar de encerramento do XVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo. O objetivo da premiação, criada em 2008, é incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas com foco no estilo de vida saudável e reconhecer o trabalho de pesquisadores de todo o país com atuação na área de Saúde. Os inscritos concorrem a R$ 110 mil em premiação, além de uma viagem a Atlanta, EUA, para conhecer a sede global da empresa para os primeiros lugares e uma visita ao laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, para os segundos e terceiros colocados. As inscrições podem ser feitas até 10 de maio de 2015 no site www.premiopemberton.com.br.

O Prêmio Pemberton contempla trabalhos científicos nas áreas de Medicina, Educação Física, Nutrição, Biologia, Engenharia de Alimentos e disciplinas afins. Os pesquisadores poderão inscrever trabalhos em duas categorias: Pesquisa Básica e Pesquisa Aplicada. Além de premiar os três melhores trabalhos por categoria, as instituições das duas pesquisas vencedoras também são contempladas. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico formado por renomados profissionais, responsáveis pelo julgamento das pesquisas. O resultado final será divulgado no segundo semestre de 2015.

“A Coca-Cola Brasil contribui com a comunidade científica do país reconhecendo a importância de pesquisas na área da alimentação e da atividade física, temas essenciais para uma vida saudável. Assim incentivamos que esses estudos se transformem em benefícios para a saúde de toda a população”, afirma Márcia Mobaier, diretora de Assuntos Regulatórios da Coca-Cola Brasil e presidente do comitê científico do Prêmio Pemberton.

O Prêmio Pemberton conta mais uma vez com o apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) e Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Desde sua primeira edição, o comitê científico da premiação já avaliou 480 trabalhos.

Homenagem

John Stith Pemberton criou a Coca-Cola em 1886 como um tônico revigorante, que proporcionava bem-estar. Pemberton dedicou sua carreira à busca de inovações nos campos médicos, químico e farmacêutico. Merecidamente o cientista que criou a bebida mais famosa do mundo é homenageado, dando nome à premiação.

www.premiopemberton.com.br

Comitê Científico Prêmio Pemberton 2014/2015

• Márcia Mobaier – presidente do Conselho Científico e diretora de Assuntos Regulatórios e de Meio Ambiente da Coca-Cola Brasil
  • Silvia Maria Franciscato Cozzolino – nutricionista, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e atual presidente do Conselho Regional de Nutrição-3 (SP-MS)
  • Mário Kehdi Carra – endocrinologista, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
  • Carlos Alberto Nogueira de Almeida – pediatra e nutrólogo, professor titular da Universidade de Ribeirão Preto e diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)
  • Ivani Credídio Trombetta – educadora física, professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), professora de Educação Física e pesquisadora na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor- HC FMUSP) e diretora do Departamento de Educação Física da Socesp

SOBRE A COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, repositores e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 10 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2014 serão de R$ 2,7 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litro de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 14 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.brwww.cocacolabrasil.com.br.

Textual Serviços de Comunicação

Eliane Azevedo – Gerente