• Polietileno feito a partir da cana-de-açúcar será utilizado no material cartonado da Tetra Pak® usado pela Coca-Cola Brasil;
  • Utilização dessa matéria-prima contribui para a redução em até 22% das emissões de gases de efeito estufa;
  • Novidade será comercializada a partir de março, em todo o Brasil.

São Paulo, Brasil (27 de fevereiro de 2014) – A novidade chega ao mercado em março, em todo o Brasil. Em breve, a tecnologia verde estará disponível no portfólio completo de embalagens cartonadas da Coca-Cola Brasil.

Na nova embalagem cartonada, as camadas de polietileno convencional, fabricadas a partir do petróleo, são substituídas pelo polietileno à base de cana-de-açúcar, que se renova de forma natural, sem se esgotar.  Dessa forma, a linha Del Valle utilizará até 78% de materiais provenientes de fontes renováveis em suas embalagens. A utilização desses materiais contribui ainda para a redução em até 22% das emissões de gases de efeito estufa, por meio da absorção de CO2 da atmosfera durante o processo de crescimento das plantas.  

“A Tetra Pak® tem se caracterizado por sua expertise e liderança em fontes renováveis. A nova embalagem com tecnologia verde é parte disso. Nossa participação nesse processo inovador, por meio de Del Valle, é também resultado da visão ambiental que já está incorporada no DNA da Coca-Cola.  A parceria com a Tetra Pak® nos coloca, mais uma vez, na dianteira do que há de mais moderno e sustentável no setor de embalagens. O acordo será decisivo para chegarmos mais perto da nossa meta de ter 100% de nossas embalagens com processos mais sustentáveis até 2020.  Temos grande orgulho de oferecer a novidade, com exclusividade, aos consumidores na nossa linha Del Valle”, afirma Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil, líder histórica na indústria de bebidas, tem como base a sustentabilidade em todos seus investimentos.  A empresa foi a primeira a utilizar o melaço e o etanol de cana-de-açúcar como matérias primas de origem vegetal renovável para a produção de embalagens, com a Crystal Eco e, em 2011, lançou a pioneira tecnologia Bottle-to-Bottle, garrafa PET produzida parcialmente a partir da reciclagem de garrafas PET pós-consumo. 

Segundo Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak® no Brasil a utilização de polietileno de cana-de-açúcar nas camadas protetoras das embalagens é mais um importante passo em busca do objetivo de oferecer uma solução 100% renovável. “Com esse lançamento, a Tetra Pak® reforça o compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações de trabalhar por um planeta mais saudável e sustentável”, completa o executivo.

A Tetra Pak® foi o primeiro fornecedor de embalagens cartonadas para alimentos líquidos no mundo a utilizar plástico verde em seus produtos, com o lançamento de Tetra Brik® Aseptic 1000, com a tampa StreamCap™, produzida com o polietileno de alta densidade (HDPE), feito a partir de cana-de-açúcar em 2011. Em 2013 a companhia também anunciou a disponibilidade global da tampa Lightcap™ 30 também feita a partir do plástico verde.


Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 12 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

 

Sobre a Tetra Pak®

A Tetra Pak® é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 23.000 funcionários baseados em mais de 85 países, acreditamos na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.  Mais informações sobre a Tetra Pak® estão disponíveis no www.tetrapak.com.br.

 

Mais informações para a imprensa:

Textual

Eliane Azevedo – Gerente – Tel.: (21) 3206-6224 / E-mail: elianeazevedo@textual.com.br

Maura Peres – Corporativo e Sustentabilidade Tel.: (21) 3206-6220 / E-mail: mauraperes@textual.com.br

 

Tetra Pak®

Andreza Rodrigues – (11) 5501-3205 – andreza.rodrigues@tetrapak.com

Felipe Reis – (11) 3643-2846 – felipe.reis@cdn.com.br

Rodrigo Garutti – (11) 3643-2737 – rodrigo.garutti@cdn.com.br