A companhia e seus fabricantes alcançarão, até dezembro, a meta de repor
100% do volume de água utilizado. No Brasil, meta foi alcançada em 2013.

ESTOCOLMO, 25 de agosto de 2015 – Com cinco anos de antecedência, a Coca-Cola Company anuncia nesta terça-feira, em Estocolmo (Suécia), que alcançará a meta de 100% de reposição de água até o final de 2015. Atualmente, a companhia devolve para o meio ambiente 94% dos recursos hídricos utilizados em seus processos de fabricação. O cálculo leva em consideração o total de litros de água utilizada no processo de fabricação das bebidas e os litros de água gerados ou retidos na natureza relativos aos investimentos socioambientais da companhia. No Brasil, a Coca-Cola já é neutra em água desde 2013, tendo sido capaz de repor 100% da água utilizada no processo produtivo, dois anos antes do anúncio global.

Com base nos projetos de reposição de água da Coca-Cola em todo o mundo, o sistema está compensando o equivalente a 94% da água utilizada em suas bebidas. Desde 2004, a Coca-Cola devolveu bilhões de litros de água às comunidades e à natureza através de 209 projetos hídricos comunitários em 61 países. Estes esforços combinados colocam a Coca-Cola a caminho de tornar-se a primeira empresa global de alimentos e bebidas a devolver toda a água que utiliza na produção.

“Não há recurso mais precioso para a vida humana e para a saúde de nossos ecossistemas e economias globais que a água. Como consumidor de água, o Sistema Coca-Cola tem uma responsabilidade especial de proteger este recurso que é de todos. Por isso, estabelecemos uma meta de sermos neutros em água até 2020”, disse Muhtar Kent, presidente e principal executivo (CEO) da The Coca-Cola Company. “Embora tenhamos feito progresso significativo na direção de transformar essa meta em realidade, mais do que nunca nossa intenção é devolver às comunidades e à natureza o equivalente a toda a água que utilizamos. E, continuaremos a fazer isso após atingirmos a meta de 100%”.

A Coca-Cola será capaz de devolver água na quantidade equivalente à que consome em suas bebidas e em sua produção através de projetos de reposição, aumentando a eficiência no uso da água em suas fábricas e devolvendo água para bacias hidrográficas e municípios por meio do tratamento de águas residuais.

Uma vez definidos os projetos, a companhia e seus fabricantes trabalham para garantir que permaneçam sustentáveis dentro das comunidades ao longo do tempo e continuem a repor água. Estes esforços, bem como novos projetos, abordam as vulnerabilidades dos mananciais locais e compensam o volume adicional de vendas, uma vez que o negócio da Coca-Cola continua a crescer a cada ano.

“Mais e mais empresas reconhecem hoje que incluir a natureza em sua tomada de decisão é uma estratégia de negócios inteligente. O compromisso da Coca-Cola com a água evidencia que o investimento na natureza pode produzir retornos muito positivos para as empresas e para as comunidades locais”, disse Mark Tercek, presidente e principal executivo (CEO) da The Nature Conservancy (TNC). “A TNC está orgulhosa de sua colaboração com a Coca-Cola e felicita a empresa e seus parceiros fabricantes por esta importante realização”.

A TNC foi um parceiro fundamental na concepção da metodologia para quantificar os esforços de reposição de água da Coca-Cola. A metodologia foi também objeto de revisão por pares técnico-científicos para verificar métodos aceitos e sua precisão. Os projetos são revisados e avaliados anualmente por esta metodologia. Uma visão geral de cada projeto e seu respectivo valor em termos de reposição foi incluída no relatório de verificação de reposição de 2015 da companhia, preparado pela LimnoTech e verificado pela Deloitte.

Dois grandes colaboradores das atividades de reposição de água da Coca-Cola são a Replenish Africa Initiative (RAIN) da The Coca-Cola Africa Foundation e a parceria Every Drop Matters da Coca-Cola com o United Nations Development Programme (UNDP). Através da RAIN, a
Coca-Cola faz parceria com as seguintes organizações: Global Environment & Technology Foundation (GETF), United States Agency for International Development (USAID), Water and Sanitation for the Urban Poor (WSUP), Millennium Challenge Corporation, WaterAid, Water for People, e com outras organizações e governos locais para levar água potável segura para cerca de seis milhões de habitantes da África até 2020.

Projeto na Bacia Amazônica é destaque no Brasil

No Brasil, a empresa reduziu em 25% o consumo específico de água nas suas fábricas, nos últimos 12 anos. Para produzir um litro de bebida, a Coca-Cola Brasil utiliza, em média, 1,86 litro de água (incluindo o volume do produto). O índice brasileiro é comparável aos de países como Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha e Itália. A meta da Coca-Cola Brasil é chegar a 1,70 litro de água utilizada a cada litro de bebida produzido, até 2020.

“A eficiência na gestão hídrica e o desenvolvimento de programas de geração e retenção de água em bacias hidrográficas possibilitaram que a empresa atingisse a neutralidade ainda 2013. Com isso, garantimos a reposição, no meio ambiente, de 100% do volume de água utilizado em nosso processo produtivo. Continuaremos trabalhando para desenvolver e aprimorar as boas práticas na gestão desse recurso, tão fundamental para sociedade e para o nosso negócio”, explica Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

Um dos projetos para a empresa alcançar a meta no Brasil foi o Programa Bolsa Floresta. Implementado em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, o projeto garante a “floresta em pé” por meio de geração de renda para 40 mil beneficiários em 15 comunidades ribeirinhas do Amazonas. A manutenção da Floresta permite a geração e a retenção dos recursos hídricos na Bacia Amazônica, uma das mais importantes do Mundo.

Para saber mais sobre o programa de gestão da água da Coca-Cola, veja o relatório de gestão da água da Companhia.

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola Company (KO na Bolsa de Valores de Nova Iorque) é a maior companhia de bebidas do mundo, refrescando consumidores com mais de 500 marcas gasosas e não-gasosas. Liderada pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa Companhia apresenta 20 marcas de 20 bilhões de dólares, inclusive Diet Coke, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Georgia e Del Valle. Globalmente somos o fornecedor número 1 de bebidas gasosas, cafés prontos para beber, sucos e bebidas à base de sucos. Através do maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, consumidores em mais de 200 países saboreiam nossas bebidas a uma taxa de 1,9 bilhão de copos por dia. Com o compromisso permanente de construir comunidades sustentáveis, nossa Companhia está focada em iniciativas que reduzam nossa pegada ambiental, apoiem a vida ativa e saudável, criem um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos associados e melhorem o desenvolvimento econômico das comunidades onde operamos. Juntamente com nossos parceiros fabricantes estamos entre os 10 principais empregadores privados do mundo com mais de 700.000 associados no sistema. Para informações adicionais, visite Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, visite nosso blog, Coca-Cola Unbottled, em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.