Um navio, o Rio Amazonas como cenário, jovens engajados e um desejo: impactar positivamente a maior cidade da região amazônica. Foi com essa ideia que a Coca-Cola Brasil, por meio da plataforma de inovação aberta Coca-Cola Open Up,  realizou The Boat Challenge, um evento de inovação para empreendedores sociais de Manaus em prol do desenvolvimento socioeconômico da região. Entre os dias 28 e 30 de junho, a bordo de um navio saindo do Festival Folclórico de Parintins e subindo o Rio Amazonas rumo à capital, pessoas com potencial transformador desenharam soluções para a cidade.

Os temas para o desafio foram Educação, Meio Ambiente, Geração de Emprego e Renda, Saúde e Segurança. Os participantes foram pré-selecionados por meio de vídeos postados na página do evento no Facebook, criada especialmente para as inscrições. Em apenas 12 dias de divulgação, a página do Facebook já tinha mais de 2 mil pessoas e 121 ideias postadas. A ação teve apoio da Comunidade Global Shapers, uma rede de jovens promovida pelo Fórum Econômico Mundial com o objetivo de “Pensar global, agir local”.

Dentro do navio, os empreendedores contaram com o apoio de um time de mentores formado por especialistas nas mais diversas áreas. Os projetos foram avaliados por uma banca de jurados com representantes do Governo, Academia, Setor Privado e ONGs, e a inicitativa vencedora foi a Amazon Share, que tem como objetivo conectar turistas com comunidades da Amazônia, proporcionando experiências reais de vivência com a população ribeirinha. Além do seed money (capital primário sem necessidade de contrapartida ou reembolso), o projeto vai incubado pelo Impact Hub – rede global de pessoas empreendedoras que se conectam para gerar impacto social.  Outros quatro projetos também receberão a mesma incubação por seis meses:

Banheiro Seco – fornecimento de vasos para banheiros secos, com coleta de material para compostagem e posterior venda de adubo.

EduMoney -programas de educação financeira com metodologia inovadora voltada para o público feminino.

Empodera – plataforma de descoberta vocacional e empoderamento jovem.

Saúde nas Mãos – governança e agendamento de consulta médica por plataforma digital.

Sobre a Coca-Cola Open UP

A Coca-Cola Open Up é a plataforma de inovação aberta da Coca-Cola Brasil, que tem como objetivo ser um hub de colaboração e cocriação entre a empresa e a sociedade – consumidores, comunidades, startups ou mesmo fornecedores. A plataforma conta com dois canais: um é o ‘Abra Ideias’, desenvolvido em parceria com a Innoscience, que busca ideias inovadoras de alto valor para o consumidor por meio de diferentes “desafios” online. O outro canal é o ‘Abra Oportunidades’, desenvolvido com a Artemisia, cujo objetivo é atrair startups com impacto socioambiental e utilizar a cadeia de valor da empresa para acelerá-las. Eventualmente são criados desafios específicos e customizados para um determinado tema ou região.

Sobre o Festival de Parintins

O festival é uma celebração popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Trata-se de uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre em uma arena chamada Bumbódromo. Em sua 50ª edição, o Festival de Parintins se é um dos maiores divulgadores da cultura local, e a Coca-Cola Brasil é patrocinadora máster do evento há 21 anos. Durante três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos por meio de alegorias, músicas e encenações.