Coca-Cola
Em primeiro lugar, uma marca muito amada.
Em segundo lugar, uma bebida.

Coca-Cola faz parte das nossas refeições, dos momentos em família e é nosso grande amigo na hora da sede. Mas a marca Coca-Cola ultrapassa o universo do consumo de bebidas e está presente em muitas outras áreas.

A marca Coca-Cola, além de espalhar felicidade como bebida, se consolidou como referência de design gráfico, como experiência e, finalmente, em forma de objetos – roupas, móveis, sapatos…

O design, intrínseco a qualquer projeto de comunicação de marca, está no coração de tudo o que a Coca-Cola Brasil produz. Cada peça reforça sua personalidade através de signos visuais proprietários comunicando, entre diversos atributos, o cuidado que a Coca-Cola Brasil tem com suas marcas. Para nós o design tem, também, o papel de sistematizar o pensamento de marca, garantir uniformidade na enorme gama de objetos e peças e trazer inovações.

O “novo”, no entanto, não pode estar restrito aos produtos e aos resultados: inovação precisa estar atrelada ao comportamento e à forma de pensar de quem projeta. Para isso, é preciso examinar os desafios sob diferentes perspectivas, pensando em quebrar padrões cognitivos que nos levam a apresentar as mesmas velhas soluções.

Para a Coca-Cola Brasil o design está presente não só de maneira estética e tangível.
Aqui, o design também é processo.

CAPACITAÇÃO

Coca-Cola investe em design?
Na verdade, ela vai bem mais longe do que você imagina…

E se o design fosse um conjunto de habilidades que pudesse ser utilizado por todos os departamentos de uma companhia: marketing, recursos humanos, operações, finanças, TI, jurídico…? Na Coca- Cola Brasil é assim: a companhia se dedica a espalhar conhecimento e compreensão sobre design por todas as áreas!

Um programa de capacitação gera a base de conhecimento para a excelência de criação e execução de tudo que a companhia produz: das assinaturas de e-mail a outdoors e eventos. O segundo passo é criar um ambiente em que a cocriação seja o centro, com foco em projetos de inovação acompanhados desde o seu início para garantir a implementação.

Eventos internos colocam nossos colaboradores em contato com atividades e ferramentas que, de maneira lúdica, ensinam sobre design. A cada ano, os colaboradores que mais se envolvem neste processo passam a integrar o Xtended Design Team. O grupo estuda ainda mais e participa de projetos de inovação, além de aplicar os aprendizados no dia-a-dia.

A Coca-Cola Brasil acredita que, ao espalhar design, influencia o comportamento das pessoas e, consequentemente, a cultura da companhia. E o resultado… bom, o resultado você conhece: onde tem Coca-Cola, tem design.