• Empresa apoia ação “Carnaval Limpo” em 14 blocos da Sebastiana
  • Pelo 6º ano consecutivo a Coca-Cola Brasil participa da reciclagem na Sapucaí
  • Ação na Sapucaí recolheu 59 toneladas em 2012

A reciclagem é tradição no Carnaval da Coca-Cola Brasil, que há seis anos em parceria com a Riotur, Liesa e Comlurb, realiza a coleta seletiva na Sapucaí. Em 2013, pela primeira vez, a empresa apoia também a coleta seletiva pelos blocos da cidade. Com o apoio da Coca-Cola Brasil, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro) realiza a ação “Carnaval Limpo”, para a coleta de material reciclável (latas de alumínio, pet, papel e vidro) durante os 14 desfiles dos 12 blocos da Associação.

“Carnaval Limpo” nos blocos da cidade

O projeto “Carnaval Limpo” contará com 200 profissionais treinados pela ONG Doe Seu Lixo, entre coletores e equipes de triagem. Todos passarão por um treinamento para as atividades que começam no dia 26/01 com o desfile do bloco Imprensa que eu Gamo, em Laranjeiras.

Neste Carnaval, a operação será aperfeiçoada e contará com uma estrutura ainda maior. Entre as novidades, estão os carrinhos para carregar as bolsas de coleta durante os trajetos dos blocos, o que vai facilitar a movimentação dos catadores entre os foliões. Pela primeira vez também serão usadas as “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta, também ganharão uniformes com camisas feitas de pet, bermuda, luva e boné.

Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos será levado por caminhões para as tendas montadas nas concentrações dos blocos, onde será feita a pré-triagem. Em seguida, o material será transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, seguirá para venda, possibilitando a geração de renda com a comercialização do material.

A ação Carnaval Limpo é uma realização da Sebastiana e conta com a parceria Globo Rio, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apoio da Coca-Cola Brasil e da Riotur, gestão operacional do  Instituto Doe Seu Lixo e execução da Febracom.

Ação na Sapucaí recolheu 59 toneladas em 2012

Esse ano serão 80 catadores de 14 cooperativas, uniformizados com camisas feitas com tecidos de PET reciclado, participando da ação no sambódromo. A renda obtida com a venda do material recolhido na Apoteose do Samba é destinada aos próprios catadores. Ano passado, foram recolhidas mais de 59 toneladas de materiais recicláveis na ação no Sambódromo. São projetos como este, feito em parceria com a Comlurb, Liesa e Riotur, que fazem do Brasil o líder mundial de alumínio e um dos que mais reciclam embalagens PET.  “Com esta ação esperamos estimular a conscientização e melhorar o trabalho dos catadores, contribuindo para a geração de renda e proporcionando, para cariocas e turistas, um Carnaval com responsabilidade ambiental”, explica o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

Camarote Coca-Cola em ritmo de reciclagem

Neste carnaval, a Coca-Cola Brasil marcará presença na avenida com a campanha “Reciclagem. Tradição do Carnaval Coca-Cola Brasil”. Em seu camarote no sambódromo, a empresa traz projeto arquitetônico todo composto por materiais ecologicamente corretos, assinado pela AV Produções. Para revestir as colunas do espaço, foram usados 60m² de tecido feito a partir de PET reciclado. Já nas paredes, foram aplicados 140 m² de MDS (painel de fibras de madeira).

 Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos.

Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2012 são de R$ 2,8 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% maior do que o montante investido entre 2007 e 2011.

A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por
exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás.

Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.