A The Coca-Cola Company anunciou nesta terça-feira (24/5) mudanças em sua estrutura internacional e novos líderes para os negócios. Haverá uma estrutura internacional de unidades mais simplificada, alinhada com as áreas de operação dos fabricantes franqueados. É também um movimento para promover e desenvolver líderes sêniores da The Coca-Cola Company.

Após oito anos à frente da Coca-Cola Brasil, o mexicano Xiemar Zarazúa assumirá um novo posto na The Coca-Cola Company, tornando-se vice-presidente de Empreendimentos Estratégicos para toda a América Latina, uma função voltada para o crescimento da companhia. Para o lugar de Xiemar, virá, em 1º de setembro, Henrique Braun, atual presidente na China e na Coreia.

Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, Braun começou sua carreira na The Coca-Cola Company em 1996, na sede em Atlanta. No Brasil, ele já foi vice-presidente de Técnica e Logística e vice-presidente de Operações.  A unidade na China, hoje sob seu comando, é a terceira maior operação do grupo no mundo.

Henrique Braun

Henrique Braun, que será o novo presidente da Coca-Cola Brasil a partir de setembro

Coca-Cola Brasil

Xiemar ingressou na The Coca-Cola Company em 1984, formou-se em Economia pela Universidad Autónoma de Monterrey e tem pós-graduação em Finanças pelo Instituto Tecnológico de Monterrey. Ele deixará o atual posto cumprindo um bem-sucedido ciclo de investimentos de R$ 14,1 bilhões entre 2012 e 2016, 50% acima do valor dos cinco anos anteriores. Nesse período, houve um aumento expressivo nos investimentos em sustentabilidade e uma diversificação do portfólio de produtos. Recentemente, a Coca-Cola Brasil acertou sua entrada no mercado de lácteos frescos. O Sistema Coca-Cola Brasil, por meio da Leão Alimentos e Bebidas, está em processo de compra da Laticínios Verde Campo, empresa de Lavras (MG).

Em 2017, o Sistema Coca-Cola investirá R$ 3,2 bilhões, quase 10% a mais do que a média dos últimos anos.

A The Coca-Cola Company terá ainda um brasileiro à frente de outra operação na América do Sul. A partir de 1º de agosto, o vice-presidente de Operações no Brasil, João Marcelo Ramires, presidirá a Unidade Sul, formada por Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru. Ramires está na The Coca-Cola Company desde 1998.

“O anúncio de hoje destaca mudanças importantes em nossa estrutura internacional de operações, que melhor sustentam a evolução da cobertura de nosso sistema de franquias e mostram o banco de gestores talentosos com que temos a sorte de contar no Sistema Coca-Cola”, afirmou Muhtar Kent, presidente do Conselho e CEO (Chief Executive Officer) da The Coca-Cola Company. “Esses movimentos continuarão a estabelecer as bases para dar continuidade a uma forte liderança e gestão da companhia”.

James Quincey, presidente e COO (Chief Operating Officer), acrescentou: "É fundamental que a nossa estrutura organizacional permita trabalhar com agilidade e liderança inspiracional, essenciais para resultados positivos hoje e no futuro. As mudanças que estamos anunciando hoje simplificam nossa estrutura internacional, refletem uma forte sucessão de talentos e um compromisso com o desenvolvimento da próxima geração de líderes em nossa empresa."

Perfis:

Xiemar Zarazúa

Vice-Presidente de Empreendimentos Estratégicos para a América Latina

Xiemar Zarazúa foi nomeado vice-presidente de Empreendimentos Estratégicos para a América Latina, a partir de 1o de setembro de 2016.

Zarazúa é presidente da Coca-Cola Brasil desde outubro de 2008, além de integrar vários conselhos de franquias do Sistema Coca-Cola no Brasil e na América Latina.

Antes de se mudar para o Brasil, Zarazúa ocupou o cargo de presidente da Unidade de Negócios Latin Center de agosto de 2006 a setembro de 2008. Com sede em São José, na Costa Rica, a unidade de negócio compreende toda a América Central, Caribe, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Venezuela.

Zarazúa ingressou na companhia em 1984, no México, onde construiu uma carreira ascendente com experiência em diversas áreas.  Tendo ocupado cargos em vários países da América Central e do Caribe, familiarizou-se com suas diferentes culturas, tradições e mercados.

Nascido em Monterrey, no México, formou-se em Economia pela Universidad Autónoma de Monterrey e tem pós-graduação em Finanças pelo Instituto Tecnológico de Monterrey.

Henrique Braun

Presidente da Coca-Cola Brasil

Henrique Braun foi nomeado presidente da Coca-Cola Brasil a partir de 1o de setembro de 2016. Atualmente, Braun é presidente para a China e Coreia na The Coca-Cola Company.

Ele ingressou na companhia em 1996, em Atlanta, e a partir daí construiu sua carreira ocupando cargos nas unidades de América do Norte, Europa e América Latina. Essas posições incluíram cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios, marketing, inovação, gerência geral e operações de fabricantes. Braun também atuou em funções regionais, de unidades de negócio e corporativas.

Antes de assumir sua atual posição, em 2013, Braun foi vice-presidente de Operações e Franquias para a China Continental, a terceira maior operação do Sistema Coca-Cola.

Henrique é bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University.

João Marcelo Ramires

Presidente da Unidade do Sul da América Latina

João Marcelo Ramires foi nomeado presidente da Unidade do Sul da América Latina, a partir de 1o de agosto de 2016.

Atualmente, Ramires é vice-presidente de Operações da Coca-Cola Brasil, função que ocupa desde 2013. Baseado no Rio de Janeiro, ele é responsável pela liderança de franquias, clientes e área comercial na quarta maior unidade de negócios da companhia.  Nessa função, ele levou clientes-chave e os dez fabricantes parceiros do Sistema Coca-Cola Brasil a um novo nível de planejamento colaborativo e execução da estratégia.

Entre 2010 e 2013 Ramires atuou em outras funções operacionais no Brasil, inclusive como gerente geral responsável pelo leste e sul do Brasil e gerente das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Ramires também atuou como COO (Chief Operating Officer) e membro do conselho de engarrafadores da Coca-Cola de Tóquio de 2007 a 2010; como CEO da F&N Coca-Cola em Singapura, de 2005 a 2007; Gerente Geral da Refrescos Guararapes no Brasil de 2003 a 2005; e em outras funções de Finanças e como CFO dentro do Sistema Coca-Cola no Brasil.  Antes de ingressar na The Coca-Cola Company, em 1998, João trabalhou na AT&T no Brasil como CFO, e na Ernst & Young como Auditor Sênior.

Sobre The Coca-Cola Company

A The Coca-ColaCompany (KO, na Bolsa de Valores de Nova Iorque) é a maior companhia de bebidas do mundo, atendendo a consumidores com mais de 500 marcas gasosas e não-gasosas.  Liderado pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa companhia apresenta marcas de US$ 20 bilhões, incluindo:  Diet Coke, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero, vitaminwater, POWERADE, Minute Maid, Simply, Georgia, Dasani, FUZE TEA e Del Valle.  Globalmente, somos o fornecedor número 1 de bebidas gasosas, cafés prontos para beber, sucos e bebidas de sucos.  Por meio do maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, consumidores em mais de 200 países saboreiam nossas bebidas a uma taxa de 1,9 bilhão de copos/dia.  Com um compromisso permanente com a construção de comunidades sustentáveis, nossa companhia está focada em iniciativas que reduzam nossa pegada ambiental, suportem um estilo de vida ativo e saudável, crie um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos associados e melhorem o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuamos.  Juntamente com nossos parceiros fabricantes, estamos entre os 10 maiores empregadores privados do mundo, com mais de 700.000 associados no sistema.  Para informações adicionais, visiteCoca-ColaJourney em     www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, visite nosso blog,Coca-ColaUnbottled, em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil foi de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.