James Quincey sucederá Muhtar Kent como chief executive officer (CEO) em maio de 2017

Kent continuará como presidente do Conselho

ATLANTA, 9 de dezembro de 2016 – A The Coca-Cola Company anunciou hoje que seu Conselho de Diretores aprovou por unanimidade a recomendação feita por Muhtar Kent, presidente do Conselho e diretor executivo, para a evolução da estrutura da liderança sênior da empresa. Nessa nova estrutura, James Quincey, veterano da empresa e atual presidente e diretor de operações (COO), sucederá Kent como CEO a partir de 1º de maio de 2017. Kent continuará como presidente do Conselho de Diretores.

O Conselho pretende indicar Quincey como candidato às eleições para membro em abril, no Encontro Anual de Acionistas de 2017.

"Gerenciar a The Coca-Cola Company para garantir um crescimento de longo prazo exige um processo de planejamento de sucessão criterioso e organizado", comentou Muhtar Kent. "Participei de discussões sobre desenvolvimento de talentos e sucessão com nosso Comitê de Desenvolvimento Gerencial e todo o Conselho de Diretores durante toda a minha gestão como CEO. Estamos seguros de que James Quincey está preparado para essas novas responsabilidades e é, indubitavelmente, a escolha certa para conduzir nossa empresa e nosso sistema no futuro."

"Uma de nossas principais prioridades é desenvolver a próxima geração de líderes, e James é um exemplo perfeito do nosso canal de talentos em ação", adicionou Kent. "Tendo trabalhado com James durante os últimos dez anos de sua carreira de 20 anos em nossa empresa, sei que seu vasto conhecimento do setor, sua especialização em nossas marcas, valores e sistemas e sua profunda compreensão da evolução do gosto de nossos clientes fazem dele o candidato ideal para conduzir nossa companhia e nosso sistema de engarrafamento com eficácia. James tem a visão estratégica e a liderança inspiradora para conduzir nossos negócios na próxima fase de crescimento."

"Foi um imenso prazer e um privilégio único atuar como presidente do Conselho e CEO dessa nossa grande empresa ao longo dos últimos oito anos", prosseguiu Kent. "Essa transição chega em um momento importante de evolução para a The Coca-Cola Company. Nossa jornada para voltar o foco ao nosso modelo de negócios básico, que cria marcas globais fortes, aumenta o valor para os clientes de forma sustentável e leva a um sistema de franquia robusto e dedicado, está evoluindo bem. Durante a gestão de James como presidente e COO, ele demonstrou ainda mais seu profundo conhecimento sobre a dinâmica dos negócios e o que é necessário para vencer no mercado."

Sam Nunn, diretor de liderança independente do Conselho de Diretores da The Coca-Cola Company disse: "Em nome do Conselho, quero agradecer a Muhtar por sua excepcional liderança e dedicação como presidente do Conselho e CEO da The Coca-Cola Company. Muhtar sempre foi um visionário que conduziu a empresa a um crescimento sustentável e preparou o terreno para a enorme oportunidade que se encontra à frente. Muhtar sempre colocou a próxima década na frente do próximo trimestre e definiu uma base sólida para seu sucessor e para os acionistas.  Entre suas muitas realizações, Muhtar montou uma equipe de liderança de nível mundial, e temos sorte em ter um líder com as capacidades de James como nosso próximo CEO".

Nunn expressou a confiança que o Conselho tem na nomeação de Quincey: "James é comprovadamente um líder, com grande entusiasmo por desenvolver pessoas, montar equipes robustas e criar culturas de sucesso em todos os lugares por onde passa.  Ele possui a combinação perfeita de habilidades, capacidades e experiência, e acreditamos que não há ninguém mais capaz para liderar a The Coca-Cola Company".

Warren Buffett, presidente do Conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway Inc., comentou: "Como presidente do Conselho e CEO, Muhtar foi um excelente administrador dos negócios da Coca-Cola nos últimos oito anos, e sou grato pela sua liderança na implementação da visão e da estratégia certas e de um plano de sucessão criterioso para um sucesso de longo prazo. Conheço e aprecio o James e acredito que a empresa fez um investimento inteligente para o futuro com sua nomeação".

"É com grande honra e humildade que recebo a tarefa de liderar esta grande empresa rumo a seu futuro", afirmou Quincey. "Muhtar foi um catalisador de mudanças na The Coca-Cola Company — promovendo a transformação de nosso sistema global de engarrafamento, expandindo nosso portfólio de produtos e tornando a sustentabilidade um imperativo de negócios. Tenho o compromisso de continuar minha forte parceria com Muhtar, nossa talentosa equipe de gerenciamento e funcionários, e nossos importantes parceiros de engarrafamento, para dar continuidade a este momento e tirar proveito das enormes oportunidades que estão à nossa frente."

Quincey, 51 anos, foi nomeado presidente e diretor de operações da The Coca-Cola Company em agosto de 2015. No início deste ano, ele implementou uma nova estrutura operacional internacional e uma equipe de liderança para tornar a empresa mais eficiente e eficaz nos níveis locais, ajudando nossas unidades operacionais a se tornarem mais rápidas e mais ágeis. Ao longo de toda a sua carreira na companhia, Quincey demonstrou liderança ao tratar de mudanças trazidas por clientes expandindo as ofertas de produtos, lançando embalagens menores e, mais recentemente, promovendo uma reformulação sistemática do portfólio para reduzir a quantidade de açúcar, com mais de 200 iniciativas em andamento.

Antes dessa posição, Quincey atuou como presidente do Grupo Europeu da The Coca-Cola Company. Sob sua liderança, esse foi o grupo operacional mais rentável da empresa, pois expandiu estrategicamente seu portfólio de marcas e aprimorou a execução em toda a região.

Quincey foi presidente da unidade de negócios do Noroeste da Europa e Países Nórdicos (NWEN, sua sigla em inglês) de 2008 a 2012.  Entre as muitas realizações de Quincey nesse período está sua liderança na aquisição da marca de bebidas Innocent em 2009, cujos sucos hoje são vendidos em mais de 14 países e está em via de se tornar uma das marcas da empresa que alcançam a faixa dos bilhões de dólares.

De 2005 a 2008, Quincey foi presidente da Divisão do México. Durante sua gestão no México, ele ampliou a participação da marca Coca-Cola no mercado e expandiu o portfólio da empresa com o relançamento da Coca-Cola Zero e a aquisição da Jugos Del Valle, uma das 20 marcas da empresa que geram mais de 1 bilhão de dólares em receita anual e que hoje é vendida em 16 países.

Quincey começou na The Coca-Cola Company em Atlanta, em 1996, como diretor de Estratégia de Aprendizagem para o Grupo da América Latina. Posteriormente, ele atuou em uma série de funções operacionais com responsabilidades crescentes na América Latina, o que levou à sua nomeação como presidente da Divisão da América do Sul em 2003. Durante o período que passou na América do Sul, Quincey foi fundamental para o desenvolvimento e execução de uma estratégia bem-sucedida de marcas, embalagens, preços e canais, que hoje tem sido replicada de várias maneiras por todo o sistema global da The Coca-Cola Company.

Antes de entrar para a Coca-Cola, ele atou como parceiro de consultoria estratégica no The Kalchas Group, uma empresa desmembrada da Bain & Company e da McKinsey. Quincey, que é fluente em inglês e espanhol, formou-se em engenharia eletrônica pela Universidade de Liverpool.

"Temos sorte por Muhtar continuar como presidente do Conselho e por James haver concordado em conduzir os negócios como presidente e CEO", disse Nunn. "Essa combinação vai garantir a continuidade do sucesso que essa parceria trouxe para nossa empresa ao longo dos últimos 16 meses."

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando consumidores com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás e mais de 3.800 opções de bebidas. Liderado pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da empresa apresenta marcas no valor de 20 bilhões de dólares, das quais 18 encontram-se disponíveis em opções com calorias reduzidas, baixa caloria ou sem caloria. Essas marcas incluem a Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Com o maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, a The Coca-Cola Company é o maior provedor de bebidas com e sem gás. Mais de 1,9 bilhão de porções das bebidas são apreciadas pelos consumidores em mais de 200 países todos os dias. Com um compromisso duradouro de criar comunidades sustentáveis, a empresa tem foco em iniciativas que reduzem o impacto ambiental, criam um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para os funcionários e aprimoram o desenvolvimento econômico das comunidades onde atua. Em conjunto com os parceiros de engarrafamento, a The Coca-Cola Company está entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700.000 funcionários.