Afrobras promove lançamento no RJ com Martinho da Vila

Mais uma vez a Coca-Cola Brasil vai sediar o tradicional almoço de lançamento do Troféu Raça Negra 2015 e da FLINKSAMPA – Festa Internacional do Conhecimento, literatura e Cultura Negra no Rio de Janeiro, dia 23/09 às 12h00, na sede da Coca-Cola Brasil localizada na Rua Muniz Barreto, 595 – Botafogo. O homenageado deste ano é Martinho da Vila, cantor, compositor e, o que muita gente desconhece, também escritor.

O lançamento – exclusivo para imprensa e convidados – já tem confirmadas as presenças de personalidades do meio artístico, como os atores Milton Gonçalves, Antonio Pitanga, Elisa Lucinda, Arlindo Cruz, Darlan Cunha, Douglas Silva, Dandara de Morais, Fabrício Santiago, Érico Brás de Oliveira, Maria Ceiça, Tony Tornado, os cantores Arlindo Cruz e Toni Garrido e o ex-atleta olímpico Robson Caetano, entre outros.

Na ocasião do lançamento no Rio de Janeiro, estarão presentes o homenageado Martinho da Vila, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente e a diretora da instituição, Francisca Rodrigues, que apresentarão a programação da 13ª edição do Troféu Raça Negra e da 3ª edição da FLINKSAMPA.

A grande festa de entrega do troféu acontece dia 15 de novembro na Sala São Paulo, na capital paulista, considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina.

FLINKSAMPA
Antecedendo o Troféu Raça Negra, nos dias 13 e 14 de novembro, acontece a FLINKSAMPA (Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra) no Memorial da América Latina, cujo homenageado também será Martinho da Vila, por sua importante obra no campo literário.

Conhecido principalmente como compositor de sambas, especialmente para a Escola de Samba de Vila Isabel, é também autor de 13 livros – entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia. Tem dois romances – Joana e Joanes – Um Romance Fluminense e Ópera Negra, traduzidos para o francês, e tornou-se veterano no Salão do Livro de Paris ao lançar, em março último, o seu terceiro romance no país, Os Lusófonos – livro que, aliás, já teve reedição em Portugal. Escreve também artigos para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estadão e revistas.

O homenageado Martinho da Vila faz jus ao Troféu Raça Negra 2015 e FLINKSAMPA por sua posição em defesa de questões sociais e da liberdade, além de seu destaque na música e na cultura brasileira.

Os dois dias da FLINK têm como destaque debates literários com autores consagrados, como Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), Ele Semog, Emílio Júlio Braz (escritor premiado internacionalmente e roteirista da TV Globo), José Jorge Siqueira, Manto Costa, Salgado Maranhão e Miriam Leitão (ambos prêmio Jabuti).

Além dos debates, abertos ao público, as atividades incluem shows, teatro, basquete, desfile de moda e grafite. Um seminário discutirá o racismo no esporte e terá a presença de personalidades brasileiras e estrangeiras.
O Troféu Raça Negra e a FLINKSAMPA são organizados pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural).

Lançamento do Troféu Raça Negra 2015 e FLINKSAMPA
Data: 23/09/2015
Horário: 12h00 (Almoço)
Local: Coca-Cola Brasil
Endereço: Rua Muniz Barreto, 595 – Botafogo, RJ

* CREDENCIAMENTO IMPRENSA: pedimos a gentileza de entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Afrobras, por email ou telefone, confirmando presença para a cobertura do lançamento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA AFROBRAS
Patrícia L. Simão