Assim como o potássio, o sódio ajuda a manter a pressão arterial, além de auxiliar no transporte de moléculas nas membranas celulares.

O sódio é essencial para regular os fluidos intra e extracelulares do corpo, atuando na manutenção da pressão arterial. Também é essencial para regular o equilíbrio hídrico do organismo e para a transmissão dos impulsos nervosos, além de ajudar no relaxamento muscular. Está presente naturalmente em muitos alimentos e frequentemente é adicionado a produtos industrializados.

O sal de mesa comum (cloreto de sódio) contém 40% de sódio em sua composição. É a maior fonte de sódio na dieta, sendo geralmente adicionado durante a preparação das refeições. O consumo excessivo de sal pode causar aumento da pressão arterial. Por este motivo, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como as sociedades brasileiras de Cardiologia, Hipertensão e Nefrologia recomendam o consumo máximo de 2.000mg de sódio por dia, o que representa menos de 5g diárias de sal. Para efeito do cálculo da informação nutricional de produtos industrializados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera 2.400mg como o Valor Diário de Referência.

Para saber mais sobre o sódio no organismo, clique no link:
http://beverageinstitute.org/brazil/nutrient-glossary/