O ácido fosfórico não causa perda de cálcio ou outros minerais. É um ácido composto pelo mineral fósforo, essencial para a saúde e para o bom funcionamento do organismo. Encontrado amplamente na natureza, o fósforo é um nutriente essencial na dieta de todos os seres vivos. Além de desempenha um papel importante no metabolismo energético do organismo, é um dos principais componentes dos ossos e dentes.

No Brasil, a Anvisa estabelece a ingestão diária recomendada (IDR) para o fósforo em 700mg/dia para adultos, incluindo grávidas e lactantes. Alimentos ricos em proteínas – como carnes, queijos, nozes e grãos – fornecem a maior parte do fósforo da dieta. As bebidas gaseificadas contribuem com cerca de 2% do total do fósforo ingerido pelos norte-americanos. A quantidade de fósforo em 240ml de Coca-Cola é de aproximadamente 41mg, oriunda do ácido fosfórico acrescentado para ajudar a compor o sabor ácido e refrescante característico dos refrigerantes de cola. Em comparação, 240ml de leite contém 200mg de fósforo.

O ácido fosfórico de uma bebida de cola carbonatada é digerido no estômago e absorvido pelo organismo como o fósforo de qualquer outro alimento.