O Coletivo Jovem tem como objetivo empoderar jovens de 16 a 25 anos por meio da capacitação, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. Ele é uma evolução do Coletivo Varejo (2009-2015) e foi desenhado em um processo de cocriação do Instituto Coca-Cola Brasil com parceiros, comunidades e beneficiários finais. O objetivo do processo de revisão foi entender a relevância do programa para o público final e descobrir novas formas de alavancar o impacto para atingir um novo patamar de escala. (Confira no mapa onde encontrar uma unidade do Coletivo)

O programa tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Ao final de cada ciclo de dois meses, conectamos os jovens com oportunidades de emprego e buscamos direcionar aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como empreender e continuar os estudos, para parceiros que tenham expertise nesses temas.

Durante o programa, os jovens são estimulados a realizar projetos práticos nas comunidades onde vivem em temas como marketing, vendas, comunicação, tecnologia, eventos e outros. Além de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos, o programa também possui uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do Coletivo. Por meio de todas essas ferramentas, além do aprendizado técnico, os jovens exercitam o protagonismo, a colaboração e as habilidades de comunicação e análise crítica.