• Reformulamos 42 produtos nos últimos cinco anos, reduzindo a quantidade de açúcar em 24, adicionando vitaminas e minerais na linha de sucos, entre outras inovações no portfólio.
  • 44% das marcas oferecem porções menores, com 250 ml ou menos, e todas essas atendem à recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumo de açúcares livres por dia (50g).
  • Alinhados à estratégia de oferecer escolhas aos consumidores, 78% das nossas marcas têm versões de baixa ou nenhuma caloria.

Como empresa líder no segmento de bebidas não alcoólicas, entendemos que precisamos apoiar o aperfeiçoamento dos padrões de alimentação e nutrição no Brasil. Ao diversificar nosso portfólio e reformular os produtos, também colaboramos com a construção de uma sociedade mais saudável, aspecto fundamental para a prosperidade do negócio.

Como podemos ser parte da solução para as maiores questões de saúde e bem-estar da sociedade?

Nossa estratégia foi reformulada e está pautada em cinco pilares de ação:

  • Incentivar escolhas conscientes: ativamente encorajar que os consumidores apreciem de forma responsável nossas bebidas com açúcar adicionado.
  • Inovar: reduzir o teor de açúcar total em todo o portfólio, oferecendo novos e saborosos produtos de baixa e sem calorias.
  • Prover informações claras: fornecer informação nutricional transparente (incluindo calorias e açúcar) recomendações de porções e educação do consumidor.
  • Marketing responsável: Não realizar publicidade para crianças menores de 12 anos.
  • Engajar a sociedade: ouvir e se envolver proativamente e de forma transparente com a sociedade civil, indústria, governo e especialistas, para ajudar a melhorar o bem-estar das nossas comunidades.

Fazer parte da solução

Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, as respiratórias, o diabetes e o câncer, são consideradas o maior problema de saúde pública mundial. Entre seus principais fatores de risco estão: sedentarismo, tabagismo, má alimentação, estresse, consumo de álcool e obesidade.

Nesse contexto, a obesidade torna-se uma preocupação crescente na sociedade. Como empresa, estamos atentos às demandas de nossos consumidores e ao desafio de saúde pública que esse tema traz.

Sabemos que se trata de uma condição complexa causada por muitos fatores mas reconhecemos que, pela natureza do negócio, nossa maior contribuição na solução para esse problema passa por ações relacionadas aos nossos produtos.

Também concordamos que não existe uma única solução e que podemos potencializar as ações ao unir estratégias, com o conhecimento gerado pelos diversos setores da sociedade.

Somente com um conjunto de iniciativas e a atuação de diferentes segmentos sociais, como governos, consumidores, empresas, comunidade médica, mídia, entre outros, além de uma mudança de comportamento, será possível mudar esse cenário.

Apesar dos esforços empenhados nos últimos dois anos, percebemos que a forma como abordamos as questões de saúde com a comunidade médica e científica precisava mudar. Nossa empresa foi acusada de desviar o debate para sugerir que a atividade física é a única solução para a crise da obesidade, o que não condiz com nossas verdadeiras intenções. Sabemos que a dieta tem um papel muito importante na saúde e bem-estar. A partir disso, observamos que havia a necessidade de mudar, e de fazer melhor.

Em 2015, iniciamos uma nova jornada para ouvir a sociedade e entender o que se esperava da Coca-Cola. O que ouvimos resultou na mudança da nossa estratégia de categoria. Devemos focar no portfólio, investir em inovação, apoiar na conscientização dos consumidores e ser transparentes quanto às nossas iniciativas e ações com os outros setores da sociedade. Acreditamos que essas diretrizes servirão de base para uma nova forma de fazer negócio e de se relacionar com nossos consumidores e, consequentemente, apoiar a construção de uma sociedade mais saudável.

Inovações no portfólio

Em linha com o nosso pilar “Inovar” e para atender às mudanças no perfil de exigências dos consumidores estamos implementando várias alterações nas formulações de nossas bebidas. É nossa estratégia diversificar o portfólio e oferecer aos consumidores opções que se encaixem em cada estilo de vida.

Nos últimos cinco anos, evoluímos no mix de produtos para oferecer aos consumidores opções com diferentes perfis nutricionais e com menos ou zero calorias. Nosso portfólio é composto por: refrigerantes, néctares e refrescos, suco 100%, chás, isotônicos e água. Ao todo são 18 marcas, sendo oito regionais, 78% com versões de baixa ou nenhuma caloria e 44% oferecidas em embalagens de 250 ml ou menos.

Reformulamos 42 produtos nos últimos cinco anos, por meio de investimento em pesquisa e desenvolvimento. Conseguimos reduzir o açúcar adicionado em 24 produtos do portfólio, além de retirar conservantes, trocar ingredientes por opções mais naturais e fortificar com vitaminas e minerais. Fanta Laranja e Fanta Uva, por exemplo, tiveram redução de 12% e 16% na quantidade de açúcar, respectivamente. As novas fórmulas do Del Valle Néctar, lançadas em agosto de 2015, têm, em média, 40% de suco de fruta e utilizam suco de maçã, como complemento para adoçar a bebida, o que permitiu reduzir, em média, em 23% a quantidade de açúcar em relação à formulação anterior. Além disso, 89% dos néctares possuem vitaminas. Também retiramos o conservante das fórmulas de Leão Fuze e adicionamos suco de fruta. Criamos duas versões de Suco 100% (uva e laranja), sem adição de açúcares.

Sabemos que a alta ingestão de sódio também é preocupante, porém nossos produtos, com exceção das bebidas esportivas, não têm adição de sódio. O percentual desse mineral nas bebidas vem da fonte natural de água ou decorre do uso de adoçantes e conservantes. A média de sódio em nossos produtos é de 24 mg, o que representa 1,2% da ingestão diária recomendada (2000 mg).

Outro compromisso nosso é oferecer maior quantidade de bebidas em embalagens menores, favorecendo o consumo individual, responsável e adequado ao estilo de vida de cada um. Em 2015, ampliamos para onze marcas a estratégia de porções menores, de 250 ml.

Transparência e rotulagem

Adotar uma atitude proativa frente às demandas da sociedade por informação clara, abrangente e confiável quanto aos produtos, processos e impactos do consumo tem sido nossa preocupação crescente. Observamos a necessidade da sociedade de ter mais informações sobre os produtos que consome e as empresas por trás deles. Como um tema material para o nosso negócio, entendemos a importância de sermos transparentes quanto às composições das bebidas, os ingredientes utilizados e os impactos que causam no indivíduo, nas comunidades e no meio ambiente. Estamos buscando cada vez mais trazer informações de formulação em nossos canais de comunicação e em nossos rótulos.

Os rótulos são essenciais para informar ao consumidor a composição dos produtos e suas características nutricionais, como percentuais de açúcar, calorias, carboidratos, gorduras, sódio, entre outros. Em 2009, adotamos voluntariamente um novo tipo de rótulo. Todas as nossas bebidas, com exceção de água mineral e embalagens retornáveis, utilizam como padrão de rótulo a tabela Valor Diário de Referência, que segue o modelo internacional Guideline Daily Amounts (GDA). Além de indicar a quantidade de calorias por porção ou embalagem individual, o rótulo apresenta os valores de referência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ingestão média de calorias por dia.

Acreditamos que podemos colaborar com a conscientização da população sobre o seu consumo. Estamos investindo na busca de formas mais claras e eficientes para educar e contextualizar o consumidor em relação ao consumo e recomendações individuais. Isso engloba desde rótulos mais inovadores até programas de educação nutricional. Uma dieta alimentar equilibrada depende também de um consumidor bem informado, por isso, reconhecemos a importância dos rótulos e da transparência das suas informações. A fim de aprimorar essa comunicação, nos empenhamos em participar de discussões e debates sobre o tema para construir soluções em conjunto com a sociedade.

Marketing 2.0


O Marketing desempenha um papel importante dentro da estratégia da Coca-Cola. É a principal ferramenta de divulgação dos produtos e iniciativas e de comunicação com os consumidores. É nossa responsabilidade desenvolver estratégias de marketing e comunicação que reforcem nossos propósitos e legitimem as ações de valor compartilhado para a sociedade. Para garantir um alinhamento nas campanhas e ações, cumprimos nossa Política de Marketing Responsável, a legislação brasileira e o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Desde 2008, firmamos um compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e mais 21 empresas filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia) e à Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) para promoção de uma publicidade responsável. Com esse objetivo adotamos uma nova estratégia de marketing. A campanha global “Sinta o sabor” (Taste the feeling) é o início do conceito de “marca única”, unindo pela primeira vez quatro variantes distintas: Coca-Cola original, Coca-Cola Zero, Coca-Cola Light, Coca-Cola com Stevia. A ideia é estender o valor e o apelo icônico da marca Coca-Cola original a toda a linha Coca-Cola, incluindo os produtos com menos ou nenhuma caloria.

Assim, colocamos no mesmo patamar de destaque e investimento, Coca-Cola original e todas as suas outras versões para que o consumidor opte pelo produto mais alinhado ao seu estilo de vida. Além de deixarmos mais claras as opções disponíveis, o consumidor também se torna protagonista da escolha. No futuro, essa mensagem será reforçada com novos designs de embalagens, que enfatizarão as características de cada tipo de Coca-Cola.