Cidadania corporativa é essencial para o sucesso dos nossos negócios a longo prazo.

Os Princípios Orientadores do Fornecedor (POF) comunicam nossos valores e expectativas em relação aos fornecedores e enfatizam a importância de práticas responsáveis no local de trabalho, que respeitem os direitos humanos e cumpram as leis trabalhistas locais, bem como as leis ambientais, além das principais convenções internacionais. Os Princípios Orientadores do Fornecedor estão alinhados com nossa Política de Direitos Humanos e refletem o nosso compromisso de respeitar a cadeia global de fornecimento e os direitos humanos em todo o sistema de negócios.

Desde o início do nosso programa de POF trabalhamos em conjunto com os nossos engarrafadores e fornecedores parceiros, com o objetivo de concluir mais de 17.500 avaliações sobre direitos humanos e direitos no ambiente de trabalho. Embora nossos valores sejam os mesmos, permanentemente desenvolvemos um programa que é aprimorado de forma contínua. Em 2012, foram lançadas atualizações do programa, após anos de experiência, o surgimento de novas tendências no setor e orientações especializadas. Essas atualizações continuaram construindo o nosso sistema de preservação de direitos humanos e nossa capacidade de avaliação de sistemas de gerenciamento e outras boas práticas que promovem um ambiente de trabalho positivo e inclusivo. Em 2014, nós aprimoramos as práticas de recrutamento e contratação de trabalhadores migrantes, e ampliamos nossas ações de proteção aos direitos de propriedade das terras pelas comunidades locais. Leia mais sobre nossos compromissos mais recentes na nossa página de diretrizes sobre o tema.

Os POF são parte de todos os acordos contratuais entre a The Coca-Cola Company e seus fornecedores diretos e autorizados. Esperamos que nossos fornecedores desenvolvam e implementem processos internos adequados, que garantam a conformidade com os POF. A empresa rotineiramente utiliza mão-de-obra terceiriza e independente para avaliar se os fornecedores estão trabalhando em conformidade com os POF; as avaliações incluem entrevistas confidenciais com funcionários e colaboradores contratados no local. No caso de algum fornecedor falhar na manutenção dos requisitos dos POF, em qualquer aspecto, o fornecedor deverá implementar ações corretivas. A companhia se reserva no direito de rescindir o contrato com qualquer fornecedor que não possa cumprir os requisitos dos POF.

Documentos de referência

Os Princípios Orientadores do Fornecedor

Guias de implementação

Diretrizes para a administração de recursos da indústria cítrica da Flórida

Diretrizes dos horários de trabalho

Concluímos que diretrizes sobre temas específicos são úteis para dar assistência aos nossos fornecedores parceiros a manter constantes os valores dos Princípios Orientadores do Fornecedor. O documento fornece orientação adicional sobre assuntos complexos que, atualmente, consistem em questões como direitos de propriedade de terras, testes de gravidez, de HIV e  práticas de recrutamento e contratação de trabalhadores migrantes. A intenção é prover informações básicas sobre o assunto e expor as nossas expectativas quanto ao cumprimento dos POF.

Guia de diretrizes

A The Coca-Cola Company desenvolveu uma série de recursos e ferramentas de diligência devida para a área de direitos humanos que abordam questões que experiências anteriores comprovaram que podem estar presentes nas cadeias de produção. Os formulários de auto-avaliação incluídos aqui auxiliam na identificação prévia de problemas. Através das avaliações, feitas desde o princípio com acompanhamentos periódicos, podemos identificar e atenuar antecipadamente possíveis deturpações de direitos humanos. Se for identificado um problema, o compromisso da comunidade é fundamental em qualquer estratégia de mitigação. Estas ferramentas de auto-avaliação são uma parte do processo de diligência devida para a área de direitos humanos em andamento na empresa.

Formulários de auto-avaliação para direitos humanos

Até o momento, eles foram desenvolvidos para endereçar: