A The Coca-Cola Company anunciou em maio uma nova estrutura internacional, que foi aperfeiçoada para alinhar melhor suas unidades de operação com a cobertura global de engarrafadores e promover e desenvolver líderes importantes da companhia.

“O anúncio esboça importantes mudanças em nossa estrutura operacional internacional que vai apoiar melhor nossa rede de engarrafadores em constante evolução e demonstram a qualidade da experiência de administração que temos a sorte de ter no sistema Coca-Cola”, disse Muhtar Kent, Chairman e CEO. “Essas mudanças continuarão a fincar as bases para uma liderança forte e uma continuidade administrativa”. 

O Presidente e COO, James Quincey, acrescentou: “À medida que continuamos a implementar nossas cinco ações estratégicas para crescimento, é crucial que nossa estrutura organizacional permita a velocidade, a agilidade e a liderança inspiradora necessárias para vencer hoje e no futuro. As mudanças que estamos anunciando hoje aperfeiçoam nossa estrutura internacional e refletem uma forte sucessão de talentos e um compromisso com o desenvolvimento da próxima geração de líderes de nossa companhia”. 

As mudanças na estrutura operacional internacional e na liderança, que entrarão em vigor em 1º de agosto (salvo indicação em contrário), incluem:

Grupo Europa, Oriente Médio e África

A companhia formará o Grupo Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês), constituído pelas unidades de negócios que atualmente integram os grupos Europa e Eurásia & África. 

Na Europa, as unidades Centro e Sul da Europa e Rússia, Ucrânia & Bielorrússia serão combinadas para formar uma nova unidade de negócios, o Grupo Centro e Leste Europeu, de modo a apoiar melhor a cobertura de engarrafadoras nessa região. 

Na África, duas unidades de negócios serão reconfiguradas para alinhar mais estreitamente suas operações com as operações de engarrafamento no continente. Serão formadas as novas unidade de negócios Sul e Leste da África e unidade de negócios África Ocidental. 

Brian Smith

Brian Smith

Brian Smith, atualmente presidente do Grupo América Latina da companhia, passará a ser presidente do Grupo EMEA, reportando-se a Quincey. Smith é um veterano com 19 anos de Coca-Cola e um comprovado histórico de impulsionar resultados de negócios, desenvolver e exportar talentos e oferecer uma forte liderança de franquias por toda a América Latina, incluindo funções exercidas de Presidente da Divisão Brasil e Presidente de Unidade de Negócios do México. 

Sua equipe de liderança incluirá: 

  • Dan Sayre, que continuará como Presidente, Europa Ocidental;
  • Nikos Koumettis, que ampliará sua função atual para se tornar Presidente, Centro e Leste Europeu;
  • Kelvin Balogun, atualmente presidente, Centro e Leste da África e África Ocidental (CEWA), que se tornará Presidente, Sul e Leste da África;
  • Zoran Vucinic, atualmente Presidente, Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, que se tornará Presidente, Oriente Médio e Norte da África;
  • Galya Molinas, que continuará em sua cargo de Presidente, Turquia, Cáucaso e Centro da Ásia; e
  • Peter Njonjo, atualmente Gerente Geral da Franquia Leste da África no CEWA, que se tornará Presidente da nova Unidade de Negócios África Ocidental.

Com a criação do novo Grupo EMEA, Nathan Kalumbu, atualmente presidente do Grupo Eurásia e África, passará a focar em iniciativas importantes em negócios por toda a África, incluindo a consolidação de engarrafadoras na África, e participará de vários conselhos até se aposentar da companhia, em 31 de dezembro de 2016.

Grupo América Latina

Alfredo Rivera

Alfredo Rivera

Alfredo Rivera, atualmente Presidente da Unidade de Negócios Centro Latino, passará a ser Presidente, Grupo América Latina, reportando-se a Quincey. Rivera é um veterano com 19 anos no sistema Coca-Cola, que ocupou posições de liderança tanto na empresa quanto em engarrafadoras ao longo de sua carreira em México, Guatemala, El Salvador, Brasil e Equador. Como Presidente da Unidade de Negócios Centro Latino, sua equipe se qualificou para o principal prêmio interno a unidade de negócios, a Woodruff Cup, nos últimos três anos, e recebeu o prestigiado prêmio em 2014. 

Sua equipe de liderança incluirá: 

  • Francisco Crespo, que continuará como Presidente, México;
  • Henrique Braun, atualmente Presidente, China Maior e Coreia, que se tornará Presidente, Brasil a partir de 1º de setembro;
  • Therese Gearhart, atualmente Presidente, Sul da África, que sucederá Rivera como Presidente, Centro Latino;
  • João Marcelo Ramires, atualmente Vice-Presidente – Operações de Franquia, Brasil, passará a ser Presidente, Sul Latino; e 
  • Xiemar Zarazua, atualmente Presidente, Brasil, que se tornará Vice-Presidente, Empreendimentos Estratégicos para América Latina a partir de 1º de setembro. 

Grupo Ásia Pacífico

John Murphy

John Murphy

John Murphy, atualmente Presidente da Unidade de Negócios Sul Latino, passara a ser Presidente, Grupo Ásia Pacífico, reportando-se a Quincey. Durante seus 28 anos de carreira, Murphy ocupou importantes funções na companhia e em engarrafamento em vários mercados, incluindo Japão, Cingapura, Indonésia e América do Norte, além de funções na América Latina. 

Sua equipe de liderança incluirá: 

  • Curt Ferguson, atualmente Presidente, Oriente Médio e Norte da África, que se tornará Presidente, China Maior e Coreia a partir de 1º de setembro;
  • Iain McLaughlin, que continuará como Presidente, ASEAN;
  • Tim Brett, que continuará como Presidente, Japão;
  • Roberto Mercade; que continuará como Presidente, Pacífico Sul; e
  • Venkatesh Kini, que continuará como Presidente, Índia e Sudoeste da Ásia.

Atul Singh, atualmente Presidente do Grupo Ásia Pacífico, passará a ocupar a função de Chairman, Grupo Ásia Pacífico. Singh continuará a focar na administração de vários importantes grupos envolvidos, relações com governos e iniciativas de fusão e aquisição importantes, bem como continuará a participar de vários conselhos, até março de 2017, quando se aposentará da empresa. 

Mais informações sobre cada um dos líderes designados hoje estão disponíveis aqui. 

Os anúncios feitos hoje não terão impacto sobre os grupos Bottling Investments e América do Norte, ambos da companhia. 

Sobre a Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior companhia de bebidas do mundo, refrescando consumidores com mais de 500 marcas efervescentes e não efervescentes e mais de 3.800 opções de bebidas. Liderado pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio de nossa companhia apresenta marcas de 20 bilhões de dólares, 18 das quais estão disponíveis em opções com calorias reduzidas, poucas calorias ou nenhuma caloria. No mundo, essas marcas incluem Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Com o maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, somos o fornecedor nº 1 de bebidas efervescentes e não efervescentes. Mais de 1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são saboreadas por consumidores em mais de duzentos países todos os dias. Com um compromisso persistente de desenvolver comunidades sustentáveis, nossa companhia está focada em iniciativas que reduzem nossa pegada ecológica, criam um ambiente de trabalho inclusivo para nossos associados e ampliam o desenvolvimento econômico das comunidades onde atuamos. Juntos com nossas parceiras engarrafadoras, estamos entre os dez maiores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil associados do sistema.