Ainda está por ser inventado jeito mais saboroso senão com afeto no dia a dia. Juntos na alegria e na tristeza, cada um a seu jeito, os parentes – e “agregados”, por que não? – são um importante refúgio de solidariedade. Foi pensando nisso que a
Nesse embalo, em parceria com o canal de receitas Tastemade, a marca
As regras da família Lima
Dia sim, outro também, o pernambucano José Ribeiro da Silva Lima renega os 78 anos – que, aliás, não parece ter – e, com disposição de adolescente, não falha: levanta-se cedinho e faz o café da manhã de toda a família. “Painho é um homem moderno”, atesta Carla Fabiana Ribeiro da Silva Lima, 42 anos, administradora, que trabalha no setor de Contas a Pagar da Solar, fabricante do Sistema
Ela vive também com a mãe, Ieda, e com a filha, Yhale, numa casa confortável no bairro Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. “A única coisa que a gente não faz junto é trabalhar”, ratifica Carla, sublinhando a indestrutível união que desfilou com os parentes em um dos episódios da websérie. “Nossas regras incluem dividir todas as tarefas domésticas e sentarmos juntos à mesa sempre que possível. De manhã e no jantar é certo; nos fins de semana, também”.
E nada de celular, tablet ou televisão ligada para atrapalhar a convivência que é parte obrigatória do cardápio. “É momento para conversarmos sem pressa. Por isso, ficamos sentados pelo tempo que quisermos, sempre muito. Interação de verdade”, assegura Carla, explicando que o hábito vem dos tempos de criança. “E minha filha segue direitinho. Adora!”, acrescenta, referindo-se a Yhale, 20 anos.
‘Nossas regras incluem dividir todas as tarefas domésticas e sentarmos juntos à mesa sempre que possível’ – Carla Lima, de Fortaleza
“A família é o porto seguro, onde posso ser eu mesma, em quem posso confiar, independentemente do que aconteça. Nada substitui”, resume Carla, lembrando como os pais foram importantes no fim do seu casamento, acolhendo-a com a filha num ambiente de amor absoluto. “Não tem preço”.
Assim, a família Lima foi só alegria ao gravar a websérie. “Ficamos muito felizes por viver um dia incrível, mágico, nas filmagens”, relembra. “Foi um presente que meus pais merecem”.
As regras da família Lopes
A comida costuma ser função dos pais – e os filhos se encarregam do pós-refeição, arrumando a mesa e lavando a louça. Funciona do mesmo jeito em relação aos quartos, que devem estar sempre organizados. A consciência também ostenta pendores ambientais: todos estão mobilizados para a urgência de economizar água e energia, além de reciclar o lixo.
A rotina na casa dos Lopes inclui frequentes momentos de festa. “Curtimos sair para comer em restaurantes e fazer churrasco”, narra Ícaro. A família costuma viajar nos fins de semana. Aí, com o acréscimo de tios e primos. “Alugamos uma chácara no interior e fazemos uma festa”, revela ele, apaixonado por pescaria, como o pai e o irmão.
‘Nenhum aniversário passa em branco. Comemoramos sempre juntos essas datas especiais’ – Ícaro Lopes, de Santo André
O caçula, aliás, tem sido mote de novos momentos de união familiar. Os parentes, claro, não perdem as apresentações dele no teatro. “Adoro tê-los na plateia”, confirma Ícaro. A experiência no palco foi valiosa na gravação da websérie da
Texto produzido por Colabora Marcas
Leia mais
- Hora da colheita: guaraná da Amazônia leva emprego, renda e prosperidade para famílias de agricultores locais
- Cada coisa em seu lugar: saiba como organizar a geladeira
- No carnaval, lava-rápido instalado por Sprite vai refrescar foliões no Rio e em São Paulo
- Do consumidor ao consumidor: animação mostra ciclo de vida de uma garrafa retornável
- Muito além do chá das cinco: saiba os momentos ideais para pedir a bebida
Coca-Cola Brasil nas redes