Reunir família e amigos para celebrar, o motivo você inventa, mas comidas e bebidas diferentes do dia a dia não podem faltar. Hoje é imensa a variedade de drinques sem álcool que podem ser feitos para colorir a festa e divertir o paladar. Os coquetéis modernos misturam texturas, sabores e aromas diversos, muitas vezes surpreendentes. E é amor à primeira vista: ficam visualmente lindos. A Schweppes Tônica e a Citrus são duas das bebidas mais versáteis do amplo portfólio da Coca-Cola Brasil para quem quer brincar de mixologista por um dia.

Para saber por onde começar, conversamos com o premiado Igor Renovato, jovem head bartender. A nosso convite, Igor adaptou quatro dos já clássicos drinques do bar onde trabalha, no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro: Gitano (o mais popular do bar), Borracho (inspirado em uma receita espanhola de sucesso), Melibeia (mais doce e frutado) e Portunhol (bem refrescante). E mais um da nova carta, lançada no primeiro semestre deste ano, o Guapíssima. Ele e o bartender Daniel Estevan, também da equipe, prepararam as bebidas. E o Journey testou e aprovou. 

O premiado Igor Renovato, jovem head bartender, e Daniel Estevan, prepararam as bebidas
O premiado Igor Renovato, jovem head bartender, e Daniel Estevan, prepararam as bebidas 

Berg Silva

Igor recomenda fazer com antecedência alguns ingredientes artesanais que serão utilizados em uma ou mais receitas e que podem ser conservados por alguns dias na geladeira. 

Comece pelo xarope de gengibre, que pede um pouco mais de tempo no preparo. Será usado em quatro diferentes receitas de coquetéis e tem prazo de validade de uma semana. Junte em uma panela três medidas iguais de raspas de gengibre, açúcar e água (por exemplo, 100g de gengibre, 100g de açúcar e 100ml de água). Leve ao fogo, mexa e espere ferver. Depois, coe. Se quiser acelerar o processo, bata a mistura primeiro no liquidificador, para que as raspas de gengibre dissolvam mais rapidamente ao irem ao fogo.

O segundo ingrediente é o xarope de açúcar. Este é bem fácil: misture em proporções iguais água e açúcar. Além de ser usado em um dos drinques, com o xarope você faz também o terceiro ingrediente, um purê de frutas vermelhas. Junte uns quatro morangos com uma quantidade igual de outras frutas vermelhas, como amora, framboesa ou mirtilo. Ou use apenas morango, se preferir. Macere (ou bata no liquidificador) com o xarope de açúcar. Use 1 porção de xarope para 2 de frutas. Por exemplo, 50ml de xarope para 100ml de frutas. Pode ficar até três dias na geladeira.

Outro purê que dá um colorido especial a um coquetel é o de maracujá, feito com a polpa da fruta, suco de limão e açúcar. A proporção é 5 partes de maracujá, 1 de açúcar e 1 de limão. Bata no liquidificador ou só mexa. O prazo de validade também é de até três dias.

O quinto e último ingrediente a ser preparado antes de começar a brincadeira é a soda de toranja. Este deve ser feito bem perto da hora da festa, para não perder o gás. São 100ml de suco de toranja, 50ml de suco de limão, 70ml de xarope de açúcar e 100ml de água Crystal com gás. Misture tudo com uma colher. Dá para fazer três ou quatro drinques.

Vamos para o bar? As cinco receitas abaixo rendem um coquetel cada uma. Em todas, os ingredientes devem ser misturados com cubos de gelo no copo no qual a bebida será servida. Mexa delicadamente, com ajuda de uma colher (quanto mais longa e fina, melhor).

Mixologia com Schweppes
Por Igor Renovato, do Garoa Bar Lounge

Gitano

Gitano
Gitano: o mais popular do bar

Berg Silva

Ingredientes

170ml de tônica Schweppes
25ml de suco de limão
25ml de xarope de gengibre
10ml de purê de maracujá
Polvilhada de açafrão em pó
1 lâmina de caju
1 ramo de alecrim
1 casca de limão siciliano

Modo de fazer

Misture o suco de limão, o xarope de gengibre e o purê de maracujá em uma taça larga com pedras de gelo. Complete com a tônica e a fatia de caju. Mexa suavemente. Tempere com o açafrão e, por último, acrescente o raminho de alecrim e a casca de limão siciliano.

Borracho 

Borracho
Borracho: inspirado em uma receita espanhola de sucesso

Berg Silva

Ingredientes

60ml de Schweppes Citrus
15ml de xarope de gengibre
20ml de suco de limão
10ml de xarope de baunilha
100ml de refrigerante de gengibre
1 rodela de limão siciliano

Modo de fazer

O refrigerante de gengibre pode ser preparado em casa (e usado nas duas receitas seguintes), na hora. Misture suco de gengibre (20ml), suco de limão (20ml) e água Crystal com gás (60ml). Se quiser, acrescente suco de laranja ao mix (menos de 10ml). O xarope de baunilha pode ser substituído por 1 gota de essência de baunilha para 10ml de xarope de açúcar. Mexa tudo com gelo em uma caneca de metal (como a usada no clássico drinque Moscow mule) ou em um copo baixo e largo. Acrescente a rodela de limão siciliano, fresca ou desidratada.

Melibeia

Melibeia
Melibeia: mais doce e frutado

Berg Silva

Ingredientes

80ml de tônica Schweppes ou de Citrus
60ml de purê de frutas vermelhas
15ml de suco de limão
15ml de xarope de açúcar
10ml de xarope de amora
40ml de refrigerante de gengibre
1 casca de limão siciliano
Mirtilos

Modo de fazer

O xarope de amora pode ser preparado em casa na hora. Misture a fruta com a mesma quantidade de açúcar e um pouco de água. Junte com os outros ingredientes e mexa com gelo em uma taça larga. Acrescente a casca de limão siciliano e os mirtilos, que são decorativos.

Portunhol

Portunhol
Portunhol: bem refrescante

Berg Silva

Ingredientes

120ml de tônica Schweppes
15ml de xarope de gengibre
20ml de suco de limão
10ml de xarope de elderflower (flor de sabugueiro)
50ml de refrigerante de gengibre
2 gotas de molho de pimenta
Grãos de pimenta rosa
1 lâmina de pepino
1 casca de laranja
Borrifada de água de flor de laranjeira

Modo de fazer

Mexa os ingredientes em uma taça larga com gelo. Acrescente a casca de laranja por último. A água de flor de laranjeira é usada para aromatizar, e pode ser retirada da receita.

Guapíssima

Guapíssima
Guapíssima: a novidade da casa, lançada no primeiro semestre deste ano

Berg Silva

Ingredientes

150ml de tônica Schweppes
70ml de refrigerante de toranja artesanal
15ml de xarope de gengibre
15ml de suco de limão
Grãos de cardamomo
Meia lua de toranja
1 casca de laranja
Borrifada de água de flor de laranjeira

Modo de fazer

Mexa com gelo em taça larga. A água de flor de laranjeira é apenas para aromatizar e não interfere no sabor do coquetel. Acrescente a toranja e a casca de laranja ao final.

Texto produzido por #Colabora Marcas
Vídeo: Yuri Fernandes
Agradecimento: Garoa Bar Lounge