Coca-Cola com rum, limão e gelo é drinque servido há mais de cem anos em bares do Brasil adentro e do mundo afora. A popular Cuba Libre teria sido criada bem no início dos anos 1900, logo depois de Cuba se tornar independente da Espanha, com o apoio dos Estados Unidos. O coquetel clássico é fácil de encontrar e de fazer em casa. Mas o refrigerante mais consumido em todo o mundo pode ser usado no preparo de várias outras bebidas deliciosas, inclusive sem álcool. E, com o avanço da coquetelaria e da mixologia, novas técnicas e ingredientes foram incorporados aos coquetéis com Coca-Cola.

A equipe da Mixxing, escola carioca de coquetelaria comandada por Alex Miranda e Lelo Forti, criou cinco drinques com Coca-Cola. Entre eles está uma versão século 21 da Cuba Libre, com Coca-Cola sem açúcar e capim-limão. O melhor é que essas diferentes misturas com a Coca-Cola original, sem açúcar e a Plus Café Espresso — os três tipos de Coca-Cola que fazem parte do portfólio da Coca-Cola Brasil — são fáceis de serem preparados em casa.

A Mixxing abriu no primeiro semestre deste ano um bar no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi lá que o head bartender Bruno Aguiar preparou os cinco drinques: XX, 4ever, Liberdade, Bitter Sweet Symphony e Power-Up. A escolha de qual é o mais gostoso fica por sua conta.

Tudo pronto para começar

Antes de começar, prepare a bebida de capim-limão, também conhecido como capim-santo, que será usada no coquetel Liberdade, a versão da Mixxing para a Cuba Libre. Basta juntar no liquidificador 1L de água para meio molho de capim-limão. Bata bem até que não haja mais pedaços grandes. Depois é só coar. O limão desidratado que decora este drinque também pode ser feito em casa. Fatie uns dois ou três limões e deixe por cerca de 30 minutos na temperatura máxima no forno de micro-ondas. De dez em dez minutos, vire as rodelas.

As quantidades abaixo são para um coquetel cada. Com exceção do último, todos os drinques devem ser preparados e servidos em copo longo preenchido com 1/3 de cubos de gelo (quanto maiores as pedras de gelo, melhor), seja na versão com álcool ou sem álcool. Para misturar as bebidas, use uma colher. Se possível, prefira aquela de bar, mais longa e fina. Uma dica: os drinques ficam perfeitos (e lindos) no copo Contour da Coca-Cola, que tem a boca mais larga.

Mixologia com Coca-Cola

Por Alex Miranda, Lelo Forti e Bruno Aguiar, da Mixxing

XX

XX
O XX é um drinque leve e refrescante

Berg Silva



Ingredientes

150ml de Coca-Cola original

50ml de chá de hibisco

Hortelã fresco

Modo de fazer

O chá deve ser preparado na proporção de meio litro de água para 40g de hibisco. No copo com gelo, acrescente a Coca-Cola original. Mexa levemente e decore com um ramo de hortelã. O resultado é leve e refrescante, com uma espuma ligeiramente rosada.

4ever

4ever
Este drinque de sabor marcante também pode ser feito sem álcool

Berg Silva



Ingredientes

120ml de Coca-Cola original

20ml de suco de maracujá

Alecrim fresco

Se preferir um drinque alcoólico, adicione 50ml de bourbon

Modo de fazer

Bata, primeiro, o maracujá com um pouco de água no liquidificador. Coe para tirar as sementes. No copo com gelo, adicione bourbon, suco de maracujá feito na hora e complete com Coca-Cola original. Misture bem e finalize com um ramo pequeno de alecrim para dar aroma. Este drinque de sabor marcante também pode ser feito sem álcool, mantendo a mesma quantidade de suco de maracujá.

Liberdade

Liberdade
O coquetel Liberdade é a versão da Mixxing para a Cuba Libre

Berg Silva



Ingredientes

120ml de Coca-Cola sem açúcar

30ml de capim-limão

Se preferir um drinque alcoólico, adicione 50ml de rum

Modo de fazer

Misture no copo com gelo o rum e a Coca-Cola sem açúcar. Em seguida, acrescente a bebida de capim-limão que foi preparada antes. Mexa levemente. Decore com um talo de capim-limão e uma rodela de limão desidratado ou uma meia-lua de limão fresco. Este drinque também pode ser feito sem álcool. Basta manter todo os outros ingredientes na mesma proporção.

Bitter Sweet Simphony

Bitter Sweet Simphony
Bitter Sweet Simphony é feito com Coca-Cola sem açúcar

Berg Silva



Ingredientes

150ml de Coca-Cola sem açúcar

15ml de xarope de toranja

15 ml de suco de limão siciliano

Manjericão fresco

Modo de fazer

Adicione ao copo com gelo a Coca-Cola sem açúcar, o suco de limão siciliano fresco (é só espremer o limão) e o xarope de toranja. Misture suavemente. Decore com um ramo de manjericão. Se quiser, acrescente 35 ml de gim.

Power-up

Power-up
A casca da laranja-Bahia, que é mais adocicada, proporciona um aroma cítrico delicado ao Power-up

Berg Silva



Ingredientes

Coca-Cola Plus Café Espresso

45ml de café de sabor intenso

10ml de xarope de amêndoas

Casca de laranja-Bahia

Modo de fazer

Em uma coqueteleira, com muito gelo, bata bem o café expresso feito na hora com o xarope de amêndoas. Coe para uma xícara grande de café. Complete com Coca-Cola Plus Café Expresso e decore com um recorte em espiral da casca da laranja-Bahia, que é mais adocicada e proporcionará um aroma cítrico delicado.

Conteúdo produzido por Colabora Marcas

*Vídeos: Yuri Fernandes

Agradecimento: Mixxing; Restaurante Gusto Cucina