A Coca-Cola Brasil conquistou o troféu de “Empresa do Ano” no Prêmio Aberje 2017, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A honraria especial foi um reconhecimento pela qualidade dos seis projetos apresentados pela companhia aos jurados, e também pela nota máxima obtida com o projeto #IssoÉOuro, dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que ainda venceu na categoria “Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas”.

O Prêmio Aberje é considerado o mais importante da comunicação corporativa do país. A celebração todo ano reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira.

“Ganhar esse prêmio no mesmo momento em que a Aberje comemora seus 50 anos dá um sabor ainda mais especial”, ressaltou Marina Peixoto, diretora de Comunicação da Coca-Cola Brasil, na noite da premiação. “Num mundo tão complexo quanto o atual, trabalhar a reputação de uma empresa é ao mesmo tempo desafiador e importante. Demanda-se das instituições cada vez mais transparência e a construção de uma diálogo aberto com a sociedade. Por isso, ficamos tão felizes com este reconhecimento”.

A companhia venceu ainda os prêmios regionais — Rio de Janeiro e Espírito Santo — nas categorias “Mídia Digital”, com o site Coca-Cola Journey, trabalho conjunto da empresa com a agência de conteúdo Ecoverde; e “Comunicação de Marca”, com o projeto da Estratégia de Marca Única, feito em parceria com a Textual Comunicação. Já o projeto #IssoÉOuro, que conquistou tanto o reconhecimento regional quanto o nacional, foi construído junto à Ogilvy Brasil e à Textual Comunicação.

‘Num mundo tão complexo quanto o atual, trabalhar a reputação de uma empresa é ao mesmo tempo desafiador e importante. Demanda-se das instituições cada vez mais transparência e a construção de uma diálogo aberto com a sociedade’ – Marina Peixoto, diretora de Comunicação da Coca-Cola Brasil


No último ano, a área de comunicação da Coca-Cola Brasil se dedicou a diversos projetos originais, entre estes, o lançamento do novo site da empresa, o Coca-Cola Journey, que vai além do conteúdo corporativo tradicional e, com textos gostosos de se ler, leva para os leitores histórias sobre a criação de produtos e campanhas publicitárias, dicas de carreira, projetos de sustentabilidade de parceiros e mostra os rostos e trajetórias de quem faz parte da companhia. O site ainda tira as principais dúvidas dos consumidores, abriga o Relatório de Sustentabilidade completo da companhia e procura sempre informar sobre as ações com transparência.

A área de relações públicas também dedicou-se a grandes projetos, como o dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o lançamento, no Brasil, de uma nova estratégia mundial da marca Coca-Cola — o posicionamento integrou Coca-Cola sabor original, Coca-Cola zero açúcar e Coca-Cola com stevia e 50% menos açúcares sob a órbita da marca icônica Coca-Cola. A comunicação deixou de ser feita com marcas independentes e passou a ter apenas uma grande marca, a Coca-Cola, com diferentes variantes.

A ideia aparentemente simples, que busca estimular que o consumidor escolha com mais liberdade entre os três sabores da bebida, implicou, no entanto, em uma enorme operação que envolveu toda a companhia e seus parceiros fabricantes. Da criação de uma campanha publicitária que explicava a mudança até a produção e distribuição de novas embalagens, e ainda o lançamento de uma nova receita para a Coca-Cola zero açúcar, a comunicação desta nova estratégia foi um verdadeiro desafio.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 também não ficaram para trás no quesito desafio. Com eventos e operações ocorrendo em todo o país — como o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que percorreu 20 mil quilômetros de estrada, 10 mil milhas aéreas e 329 cidades —, a equipe de comunicação precisou se desdobrar para cobrir todos os momentos.