ATLANTA – A The Coca-Cola Company recebeu, este mês, mais de 100 investidores em sua sede global, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, para mostrar a eles — e ao mundo — algumas das novidades da companhia, que cada vez mais investe em diferentes categorias de bebidas. No evento especial — uma reunião semelhante não acontecia desde 2009 — os investidores tiveram a chance de provar uma enorme variedade de bebidas fabricadas no mundo inteiro, feitas para atender aos gostos dos consumidores, que estão sempre em evolução — da Coca-Cola Plus Coffee (Japão e Austrália) até bebidas com base em proteína vegetal, como AdeS (América Latina e, em breve, na Europa), passando por cafés prontos para beber, como Georgia Cold Brew (Coreia) e Barista Bros (México), além dos smoothies da marca Innocent (Europa Ocidental) e opções de bebidas esportivas, como vitaminwater active e Honest Sport (ambas dos Estados Unidos).

A empresa também apresentou várias inovações em equipamentos, incluindo refrigeradores de ponta, bem como soluções criativas de comércio eletrônico que colocam os produtos ao alcance de um clique. Também foram feitas demonstrações de novas tecnologias para executar vendas que buscam contribuir para o objetivo da companhia de ser uma "companhia de bebidas completa".

Confira algumas das nossas inovações favoritas:

A
rctic Coke

Este refrigerador que levou anos para ser criado transforma uma garrafa gelada de Coca-Cola, Sprite ou outra bebida em um frozen (raspadinha de gelo com vários sabores) – em um ou dois segundos – usando uma tecnologia de refrigeração de precisão desenvolvida em parceria com ex-engenheiros da NASA, a agência espacial americana. Atualmente, a Coca está testando cerca de 500 unidades deste refrigerador em todo os Estados Unidos, principalmente em lojas de conveniência. Outro protótipo chamado Rapid Chill usa a tecnologia "reverse-microwave" (um microondas reverso, que gela bebidas em segundos) para levar a mesma experiência da Arctic Coke a todos os produtos em um refrigerador – ou seja, transformando o leite em um milkshake espumoso em menos de um minuto!

C
oca-Cola com stevia sem açúcar

A empresa está desenvolvendo o piloto da primeira Coca-Cola adoçada apenas com stevia (um adoçante natural originário de uma planta nativa da América do Sul), sem adição de açúcares. O novo produto será lançado no primeiro semestre de 2018 em um país ainda a ser anunciado.

Bebidas personalizadas

Com inspiração em ações que já oferecem bebidas personalizadas aos consumidores — como as máquinas de Coca-Cola Freestyle, que permitem “customizar” o refrigerante acrescentando doses de sabores, como baunilha e limão; e a campanha de e-commerce Share a Coke (Compartilhe uma Coca-Cola — a marca Coca-Cola está trabalhando para desenvolver um novo método para oferecer receitas personalizadas, em pacotes individuais, enviados diretamente para o endereço do comprador, via e-commerce. Assim o consumidor pode consumir o refrigerante da forma que quiser, com base em seus gostos e preferências.

Comércio digital

A companhia global de bebidas pretende mudar o foco de seu comércio, hoje voltado para o mercado, para um comércio com destino direto ao consumidor. Afinal, é preciso estar em constante processo de atualização e, hoje, o comércio eletrônico está reformulando a forma como as pessoas compram (e recebem) seus alimentos e bebidas. Por isso, a companhia fez uma parceria com o provedor de kits de refeições Chef'd para combinar suas bebidas com os itens do menu — e explorar maneiras de sugerir bebidas que casam perfeitamente com as encomendas feitas através de serviços de inteligência artificial. A Coca-Cola também está estudando uma maneira para que pessoas possam comprar bebidas online e, depois, recolher as encomendas em “despensas” espalhadas em áreas urbanas e em campi universitários.

Geladeiras inteligentes

A The Coca-Cola Company pretende conectar a Internet das Coisas a seus mais de 16 milhões de equipamentos usados para gelar bebidas no mundo — impulsionando as vendas tanto para o sistema de fabricantes quanto para os clientes. Por exemplo, os refrigeradores podem usar esse tipo de tecnologia para acompanhar o estoque e até mesmo estabelecer uma relação entre o número de vezes que um consumidor abre a porta de uma geladeira com o índice de vendas. E Beacons (sistema de proximidade que permite localizar objetos, ou pessoas que carregam esses objetos, com muito mais precisão dentro de ambientes fechados) podem enviar cupons de ofertas personalizados para consumidores que estejam próximos a pontos de venda específicos através de um aplicativo para celular.

F
onte de água premium

Esta “fonte de água premium” — desenvolvida a partir de um protótipo criado durante uma espécie de hackathon — oferece água gratuita e ultrafiltrada e tem a capacidade de adicionar sabores e carbonatação por pequenas taxas. A ideia por trás da inovação, que já está sendo testada em um campus universitário, surgiu no verão passado durante uma oficina de dois dias organizada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola América do Norte. O DASANI PureFill é conectado a um aplicativo de smartphone que permite aos usuários acompanharem seus próprios níveis de hidratação, localizarem a máquina mais próxima e pagarem pelo serviço online, sem precisar de dinheiro vivo.