A ligação de Ken Stewart com sua criação, os ursos polares animados da Coca-Cola, acabou sendo maior do que ele próprio esperava. Não estava fácil encontrar a voz certa para eles. Ken havia decidido que não queria que a música ou diálogos interferissem na história do primeiro comercial em que os mascotes apareciam animados, “Northern lights” (aurora boreal). Procuraram grunhidos de animais reais e nada. Ele gravou uns sons para que todos entendessem o que queria para seus “filhotes”. E acabaram sendo usados! Abaixo, mais algumas curiosidades:

LEIA MAIS:

Ícones da Coca-Cola, ursos polares completam 25 anos de animação

Ursos polares voltam a enfeitar embalagens para o Natal

Família urso estrela Natal 2018 da Coca-Cola

  • A primeira vez que um urso polar apareceu em um anúncio da Coca-Cola foi em 1922, na França. Em um cartaz, o animal refrescava o Sol com o refrigerante. 

Urso polar da Coca-Cola apareceu pela primeira vez em um anúncio impresso na França em 1922
Urso polar da Coca-Cola apareceu pela primeira vez em um anúncio impresso na França em 1922

The Coca-Cola Company

  • “Mean Joe Greene” foi um dos anúncios vistos por Ken Stewart antes de criar os ursos polares animados. “Tinha tanto coração e calor... E um enredo tão simples, mas poderoso”.

  • Ken Stewart e a empresa de efeitos especiais Rhythm & Hues contrataram um escultor para criar uma representação tridimensional da cabeça de um urso polar em argila. O modelo foi Morgan, o labrador de Stewart.
  • O trabalho de criação do comercial era muito difícil 25 anos atrás. Não havia nuvem para guardar os arquivos, por exemplo. Os back-ups eram salvos em disquetes. Pois Tood Shifflett, supervisor de efeitos visuais da Rhythm & Hues, à época ainda novato na empresa, um dia acionou um comando errado e fez desaparecer todos os arquivos do comercial “Northern lights”. Imaginem o susto. Mas foi tudo recuperado.

Personagens assistem à aurora boreal
No primeiro anúncio animado com os ursos polares, os personagens assistem à aurora boreal e saboreiam uma Coca-Cola gelada

The Coca-Cola Company


  • Nos comerciais dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, um urso escorregava na neve e saltava de esqui.
  • No mesmo ano, filhotes apareceram no anúncio de férias, em que a família do urso escolhe sua árvore de Natal.

Primeiro anúncio com o urso polar estreou em fevereiro de 1993
O primeiro anúncio com o urso polar estreou em fevereiro de 1993, portanto, não era um comercial de Natal. Filmes que vieram depois trouxeram destaques sazonais, incluindo este, com um urso empurrando uma árvore de Natal junto com seus filhotes

The Coca-Cola Company

  • A camisa da seleção brasileira de futebol enfeitou os ursos também em 1994.
  • Já em 2011, os ícones dos comerciais da Coca-Cola receberam um reconhecimento merecido do mundo da publicidade e propaganda e foram um dos vencedores do prêmio Madison Avenue Advertising Walk of Fame.
  • Fofos e cada vez mais queridos, ele voltaram às telas, no fim de 2012, em um curta de animação produzido pelo cineasta Ridley Scott. Desta vez, com diálogos.

Texto produzido por Colabora Marcas