Na teoria, as empresas estão sempre abertas ao diálogo e a receber opiniões variadas sobre suas condutas. Na prática, porém, construir um diálogo franco, aberto a contribuições da sociedade é um dos grandes desafios de comunicação da vida corporativa. Depois de morar na Índia e trabalhar com projetos de desenvolvimento humano no Brasil, Senegal, Portugal e Estados Unidos, a empreendedora social Denise Chaer fundou o Novos Urbanos, uma iniciativa que se dedica justamente a facilitar o diálogo entre a sociedade civil, governo e empresas. Os temas de diálogos são escolhidos a partir da demanda da sociedade. “Não somos uma empresa nem um instituto, o Novos Urbanos é uma plataforma de diálogo para a inovação social. Acreditamos que é a partir do encontro entre atores divergentes que nascem as soluções inovadoras, com potencial de impacto e escala”, explica Denise.
A plataforma promove ciclos de diálogos e laboratórios de inovação social, nos quais, a partir de um tema-base, são reunidas diferentes vozes sobre o tema investigado. Com a
A metodologia usada pelo Novos Urbanos para conduzir essas oficinas de diálogo é a Teoria U, uma tecnologia social de aprendizado coletivo idealizada pelo pesquisador Otto Scharmer, doutor em economia e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O método, baseado em promover um mergulho profundo, individual e coletivo, sobre determinado tema, engloba as fases Sentir, Presenciar e Realizar, partindo da premissa de que são diferentes pontos de vista que constroem a realidade. Para Denise, abrir um espaço de diálogo requer maturidade: tanto da empresa, que se coloca em um espaço de vulnerabilidade, de escuta, quanto da sociedade, que não deve ficar só na culpabilização. “Enquanto ficarmos procurando culpados, não avançaremos no diálogo e nas soluções”, diz.
‘Enquanto ficarmos procurando culpados, não avançaremos no diálogo e nas soluções’ – Denise Chaer, inovadora social do Novos Urbanos
Esse novo ambiente vai demandar empenho da indústria em abordar questões delicadas, como mudanças no portfólio de produtos e restrição da publicidade e venda de refrigerantes nas escolas, por exemplo. A partir desse diálogo com a sociedade, a
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Texto produzido por Ecoverde Conteúdo Jornalístico
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