Até bem pouco tempo atrás, elas não faziam parte do cotidiano de tanta gente. Hoje, estão no café da manhã, no lanche e até na ceia. Sim, bebidas vegetais à base de coco, amêndoas ou outros frutos e grãos entraram, com força, para o cardápio do brasileiro. E não só daqueles com intolerância à lactose: quem procura uma dieta equilibrada, quer alimentos isentos de colesterol ou deseja reduzir o consumo de produtos de origem animal já adotou essa tendência.
De onde surgem as inovações das bebidas AdeS?
N as gôndolas
No passado, quem desejava bebidas à base de coco ou amêndoas precisava fazê-las artesanalmente ou procurá-las em lojas especializadas. Hoje, esses produtos estão cada vez mais acessíveis ao consumidor. Entre as opções, estão os recém-lançados AdeS amêndoas, AdeS amêndoas sabor baunilha e AdeS coco.
“Temos a ambição de democratizar o acesso às bebidas vegetais no país”, explica Pedro Massa, diretor de Novos Negócios da
Cálcio e vitaminas
E não é por acaso. Segundo Michele, as versões de Ades Amêndoas e Ades Coco são naturalmente sem lactose e, por serem bebidas vegetais, são isentas de colesterol, com baixo teor de gorduras totais, ricos em vitaminas D (que facilita a absorção de cálcio no organismo e previne doenças como obesidade e diabetes) e B12 (que ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis). São ainda fontes de zinco (que auxilia no funcionamento do sistema imunológico e é um poderoso antioxidante) e das vitaminas A (que atua no combate aos radicais livres), E (que auxilia na proteção das células e do DNA contra lesões causadas por radicais livres) e B6 (que contribui para redução de risco de doenças cardíacas e auxilia no metabolismo de proteínas e gorduras).
Ricas também em cálcio, as bebidas à base de amêndoas e coco são opções também para crianças e idosos. “Esses públicos possuem necessidades específicas, sendo o cálcio uma delas”, diz a nutricionista.
Outra novidade na área de bebidas vegetais é a nova receita do AdeS soja, que ganhou mais extrato de soja, o que representou maior quantidade de proteínas. Agora, um copo de AdeS soja se assemelha ao perfil nutricional de um copo de leite de vaca. Por não conter nenhum ingrediente de origem animal, a bebida — que também é fonte de ácido fólico, importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso — é uma opção para dietas veganas.
Qualidade desde o campo
Todos os ingredientes usados na linha AdeS passam por rigoroso controle de qualidade. “Para a produção da bebida de soja, por exemplo, trabalhamos com agricultores parceiros, em plantações exclusivas, que seguem um código de agricultura sustentável”, afirma Michele.
A soja utilizada no produto possui as certificações GMO Free, uma garantia de que o grão não foi geneticamente modificado, e RTRS, para a soja originária de processos ambientalmente corretos, socialmente adequados e justos, e economicamente viáveis.
Texto produzido por Colabora Marcas
Vídeo: Leo Dresch (filmagem e edição) e Marina Cohen (reportagem)
Leia mais
- Crystal lança primeira garrafa de água mineral produzida apenas com PET reciclado no Brasil
- Solidariedade: histórias do fundo ‘Estamos nessa juntos’, que combate os efeitos da Covid-19
-
The
Coca-Cola Company apoia festival One World: Together At Home, que ajudará profissionais na linha de frente do combate à Covid-19 - Alguns destaques do relatório de sustentabilidade 2018
- Valorizando a economia circular e atenta às necessidades do consumidor, Del Valle lança primeiras embalagens retornáveis de refrescos do país
Coca-Cola Brasil nas redes