Era o primeiro dia de aula de Daiana Santos no Coletivo Jovem, programa que capacita jovens a darem seus primeiros passos no mercado de trabalho. A educadora entrou em sala, se apresentou, conversou com os alunos e pediu para que ligassem os computadores com o objetivo de fazerem alguns exercícios. Mas a estudante travou. Não sabia nem ligar a máquina, quanto mais utilizar os programas. Teve que levantar a mão e contar para a turma.
Saiba mais: Coletivo capacita jovens de comunidades urbanas de baixa renda
“Mas a educadora não riu nem meus colegas ao redor. A maioria também não sabia mexer. E isso não foi um problema. Ela me ensinou com toda paciência e me encaminhou para fazer um curso gratuito de informática”, recorda Daiana.
Hoje com 22 anos, a jovem tinha 16 quando procurou o Coletivo Parada Angélica, em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, com a intenção de ter meios para procurar uma oportunidade de emprego e ajudar a família.
A partir dessa experiência no programa do Instituto
E Daiana soube agarrar cada oportunidade que pintou. Graças ao Coletivo, ela conseguiu, ainda aos 16 anos, uma vaga de Jovem Aprendiz no McDonald’s — uma das mais de 250 empresas que empregam os estudantes formados pelo programa em todo o Brasil. Hoje, ela ocupa o cargo de gerente de plantão de uma unidade da rede de lanchonetes em Caxias.
Além disso, passou a cursar Direito, e, desde o mês passado, estagia no setor jurídico da
Daiana ainda pôde participar do programa de voluntariado do Sistema
“Eu tinha um problema grande para gerenciar meu tempo. Fazia muita coisa, mas sentia que não completava nenhuma tarefa totalmente. E, agora, eu aprendi a dividir meu tempo entre as tarefas e me concentrar em uma de cada vez. Tive até uma promoção no trabalho no McDonald’s depois disso”, comemora.
Mattos também vem ajudando Daiana a traçar um plano para seus objetivos de longo prazo. E não são poucos: ela sonha em, no futuro, ser delegada da Polícia Federal. Ninguém duvida de que é capaz.
Texto produzido por #Colabora Marcas
Coca-Cola Brasil nas redes