Cada um com uma história diferente para contar, mas, em comum, a admiração inquestionável por seus ídolos. São assim os 34 superfãs que viveram uma experiência inédita em São Paulo, no início de dezembro: conhecer a maior fábrica de Coca-Cola em volume de produção do mundo e ter acesso, antes de todo o resto do país, à nova campanha de verão da marca.

Só isso já seria uma emoção e tanto, mas a promoção Coca-Cola Fan Feat estampa as latinhas de Coca-Cola sabor original e Coca-Cola zero açúcar com as imagens dos artistas idolatrados por essa galera:  Anitta, Luan Santana, Ludmilla, Pabllo Vittar, Projota, Simone & Simaria, Solange Almeida, Thiaguinho e Valesca.

‘A ideia de chamar os fã-clubes para participar da ação tem tudo a ver com o posicionamento da Coca-Cola: queremos trazer os consumidores para o centro da história’ – Vinicíus Limoeiro, gerente de Excelência Criativa

No lounge da Vevo Brasil, empresa que assina a curadoria e gestão artística do projeto, o grupo exalava aquela típica euforia que rola antes de um encontro com o ídolo. Mas, dessa vez, não era pela conquista da “grade”, como costumam fazer nos shows, e sim pela sensação de ver os conteúdos — como fotos oficiais, making of e vídeos — feitos pelos artistas especialmente para eles, os fãs.

A turma foi recebida por Vinícius Limoeiro, gerente de Excelência Criativa na Coca-Cola Brasil: “Não temos influenciadores, nem imprensa aqui, é um momento para vocês”.

‘Fiquei escondido debaixo dos carros, tudo para tirar foto com ela’

Vestindo, literalmente, a camisa dos seus artistas, os convidados não economizaram nas nas postagens nas redes sociais. “Publiquei no Facebook, Twitter e no Instagram. Enviei para todos os grupos que eu tenho”, empolgou-se João Lucas Silva, do time da Solange Almeida. Para ele, estar entre os fãs escolhidos tem um significado especial. “Já fiz muitas loucuras pela Solange. Depois de um show de rodeio em Itapecerica da Serra, em São Paulo, cheguei a ficar escondido no estacionamento, debaixo dos carros, tudo para poder tirar foto com ela. E consegui”, comemora. 

João Lucas não fica sozinho nessa. “Eu viajo Brasil afora atrás do Thiago. Já fui em sessão de autógrafos em dia de prova da faculdade e passei duas noites dormindo em porta de casa de shows”, recordou Erika Santos, fã do Thiaguinho. “Mas não incentivo que ninguém reproduza essas loucuras, tá? Por conta desses atos apaixonados, já perdi um semestre todo de aulas!”.

“A ideia de chamar os fã-clubes para participar da ação tem tudo a ver com o posicionamento da Coca-Cola: queremos trazer os consumidores para o centro da história”, explica Vinícius.

O mais legal é que, em diversos casos, foram os próprios artistas que indicaram os grupos convidados. “Ou seja, a maior parte da galera está aqui porque foi premiada por seus próprios ídolos, como um reconhecimento", conta Mariana Campos, da Vevo Brasil.

Reconhecimento que Yuri Nascimento, do fandom da cantora Pabllo Vittar, agradece: “É emocionante saber isso. Ser fã, para mim, é admirar uma pessoa a ponto de ficar feliz só de ser notado. É amar uma pessoa pela arte que ela faz”.

“Não esperávamos ganhar tantas surpresas! Sabemos que a agenda dos artistas é cheia, então vermos vídeos gravados especialmente para nós foi uma alegria enorme", disse Suilhas Oliveira, fã da Ludmilla.

O ‘nascimento’ das primeiras embalagens

Terminado o encontro na Vevo, chegou do “meet & greet”, mas o “encontro” foi com as latinhas estampadas com os artistas, na maior fábrica de Coca-Cola em volume de produção do mundo, em Jundiaí, São Paulo. “Produzimos 1,5 bilhão de litros de refrigerante por mês aqui. Vocês vão acompanhar o primeiro envase no Brasil dessas novas embalagens de Coca-Cola”, anunciou Adriana Nobeschi, analista de Comunicação da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Os convidados viram de perto parte da linha de produção das latinhas. “Achei impressionante o controle de qualidade que eles têm, desde a chegada da matéria-prima até o produto final. Que trabalhão!”, admirou-se Rodolfo Pontes, fã da dupla Simone & Simaria que já assistiu a mais de 110 shows da dupla.

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“Nossa, tem muito trabalho envolvido, né? Muitos processos são feitos ao mesmo tempo, em um ritmo acelerado. Tem que haver uma coordenação rigorosa”, observou Lucas Porto, fã de Anitta.

Quando a tão esperada hora de ver as embalagens de pertinho chegou, gritos de animação por todo lado! “Ai que maravilhosas! Queria pegar todas”, brincou Felipe Gusmão, um legítimo popofã — do time da Valesca.

Veja como foi a visita dos fãs na fábrica da Coca-Cola e na Vevo Brasil

Não vale ser poser!

Como disse Vinícius Limoeiro no início das atividades, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, para citar a célebre frase escrita por Stan Lee. Afinal, dos nove artistas, apenas três irão formar um novo feat. — ou seja, um trabalho em parceria. Os eleitos gravarão uma música inédita, farão um videoclipe juntos e serão as estrelas de um show ao final da campanha.

E adivinha de quem depende essa vitória? Dos super-fãs! “A promoção Fan Feat é um grande game. Você compra a embalagem, acessa nosso site e se cadastra. Cada embalagem vale um voto”, explica Vinícius.

Os 100 fãs de cada artista vencedor que mais votarem ganharão ingressos para assistir ao show especial, com um acompanhante. E ainda: os 10 mais engajados terão acesso a outros prêmios, como assistir à gravação do clipe e encontrar com o artista no dia do show.


Já tem fã-clube montando suas táticas para colocar seu ídolo entre os três primeiros. A regra, como eles costumam dizer, é não flopar (quando algo não dá certo). “Vamos fazer todo o possível para conseguir votos para os nossos ídolos”, declarou Erica Soares, louca pelo Luan Santana. “Temos metas de votos. Aqui é ‘tiro, porrada e bomba’”, rebateu o popofã Felipe Gusmão.

Os votos serão contabilizados no site da Coca-Cola FM a partir do dia 26 de dezembro. Mas, apesar da competição, o clima do encontro foi de festa e muita união.  Ana Paula, do fandom do Projota, por exemplo, pegou direitinho a ideia do projeto: “Somos uma família, temos que nos unir em prol da música. Essa é a nossa bandeira”. 

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Texto produzido por Ecoverde Conteúdo Jornalístico