Para ajudar comunidades vulneráveis a atravessar a crise provocada pelo novo coronavírus, a
Os repasses são voltados para três frentes de atuação: sensibilização e conscientização, alimentação e proteção à saúde. A ideia é levar informações sobre a doença e sobre formas de prevenção por meio de cartazes, carros de som e até mesmo ligações. Para proteção à saúde, estão sendo distribuídos kits de higiene e limpeza e máscaras. E para garantir a segurança alimentar, as ações vão de doações de cestas básicas e refeições prontas a distribuição de vale-gás para que as pessoas possam cozinhar.
“Para garantir agilidade neste momento tão crucial, flexibilidade foi a palavra-chave ao repassarmos os recursos financeiros às ONGs, que, assim, decidiram, de acordo com as realidades locais, onde e como faria mais sentido investir em suas comunidades. Apenas alinhamos com as lideranças comunitárias os objetivos e as frentes de atuação de combate à Covid-19. Teve ONG que, por exemplo, já havia recebido muita doação de cestas básicas, mas as famílias não tinham como cozinhar e precisavam de botijão de gás. Então, a verba pôde ser usada para isso. Desta forma, acreditamos que conseguimos ser mais assertivos nas reais necessidades de cada região”, explica Daniela Redondo, diretora-executiva do ICCB.
Para executar as ações relacionadas à Covid-19, todas as ONGs passaram por um treinamento virtual. Embora cada uma decida como investir, a frente de conscientização, por exemplo, é mandatória para quem recebe recurso do fundo, pois difundir as medidas de prevenção, é essencial para conter a disseminação da doença.
“A crise econômica em consequência do novo coronavírus mostra sua face mais cruel para as pessoas de comunidades vulneráveis. São elas, sem dúvida, quem mais sentem na pele os efeitos da pandemia. Há 20 anos, o Instituto
Proteção à saúde
Em Manaus, o Clube de Mães da Japiinlândia, localizado no bairro do Japiim, fabricou e distribuiu 4 mil máscaras de tecido. Como forma de proteção à saúde, também foram entregues 400 kits de higiene com água sanitária, sabão em pó e sabonete. Para conscientização, a instituição espalhou 300 cartazes em pontos estratégicos com orientações para a prevenção à Covid-19. Durante 25 dias, um carro de som circulou pela região alertando sobre os riscos de contaminação. Também foram distribuídas 400 cestas básicas para as famílias mais vulneráveis.
Alimentação
Para contribuir com a segurança alimentar da população do Morro das Pedras e região, a Associação Cruz de Malta de Belo Horizonte, em Minas Gerais, entregou 170 vales-gás. Também com a ajuda do fundo “Estamos Nessa Juntos” e de outras contribuições feitas, foram distribuídas mais 500 cestas básicas. Uma moto-som percorreu por 16 dias ruas e becos da região veiculando uma gravação com instruções de prevenção, atingindo um público aproximado de 40 mil moradores. Também foi feita a entrega de 500 kits de limpeza para pessoas da comunidade contendo panfletos informativos.
Sensibilização e conscientização
Carro de som, cartazes e vinhetas nas rádios comunitárias foram utilizados pelo Centro Educacional e Social São José Operário, no Maranhão, para sensibilizar mais de 203 mil pessoas sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Um número telefônico também foi disponibilizado para atendimento e suporte à população com orientações sobre o coronavírus ou informações afins. Ao todo, 150 famílias receberam kits de higiene e proteção, que, além de produtos de limpeza, continham máscaras. Também foram distribuídas 201 cestas básicas.
Clique aqui e conheça algumas das pessoas beneficiadas pelo fundo.
Texto produzido por Colabora Marcas
Leia mais
- Garrafa universal conecta consumidores a mercados locais e conquista quem se preocupa com o meio ambiente
- E se o plástico não fosse descartável?
- Coca-Cola Brasil se une a outras instituições para dar suporte a catadores de materiais recicláveis durante a pandemia
- Economia circular: alternativa para não esgotar os recursos do planeta
- Vida nova para dona Joana: projeto apoiado pela Aliança Água+ Acesso transforma realidade em povoado rural na Bahia
Coca-Cola Brasil nas redes