Proprietário do Mercadinho Economizar, que fica no bairro Cohab Anil IV, em São Luís (MA), Antonio César de Sousa conhece os clientes pelo nome. “Tem o professor Aquiles, a dona Maria José, a dona da Luz…”, enumera o maranhense, que viu seu estabelecimento turbinar as vendas desde que, no fim do ano passado, a
Até hoje, cada refrigerante tinha uma garrafa com formato e decoração próprios, além de rótulo fixo. Ou seja, o consumidor que comprava uma garrafa retornável de Fanta só poderia usá-la para comprar outra Fanta. Também na fábrica, esta garrafa só poderia ser utilizada para a mesma bebida.
A novidade é que, agora, há apenas uma garrafa, de novo formato, que pode ser envasada com vários sabores de refrigerantes.
Claro que o incremento nas vendas deixou Antonio animado com a novidade, mas, para ele, o benefício da garrafa universal não fica só na grana a mais no fim do mês. “O refrigerante retornável, ele faz com que a gente se aproxime mais do cliente, porque a gente tem que pegar na mão dele o vasilhame. Tem mais oportunidade de conversar”.
Frequentador do mercadinho, Jorge Candeiras confirma que não é só papo furado. “É uma parceria”, garante, lembrando de um benefício crucial desse tipo de embalagem: “A gente trazendo a retornável, a gente consegue comprar só o líquido, aí o valor fica menor. Mas também é bom pela questão do meio ambiente”.
É aí que o ganho do freguês torna-se um ganho para a sociedade. “Tem a questão de conscientização da embalagem retornável. Pensar com essa visão de retornar e reaproveitar é um caminho [para preservar o planeta]”, reflete Antonio.
De que forma a garrafa única colabora para uma economia mais sustentável? Graças a sua eficiência, que reduz a produção de novas garrafas, emitindo menos carbono.
Diante de todas as vantagens da garrafa retornável universal, Antonio resume seu sentimento: “Eu, particularmente, achei show de bola”.
Texto produzido por Colabora Marcas
Coca-Cola Brasil nas redes