O refrigerante é hoje conhecido pelos brasileiros pelo slogan “o sabor de viver o Maranhão”. É docinho, com um toque de cravo e canela e, claro, tem um tom rosado inconfundível. O Guaraná Jesus está tão integrado ao dia a dia dos maranhenses que já faz parte da vida e da história das famílias da região. Comer uma fatia de bolo ou uma tapioca com Guaraná Jesus no lanche da tarde é como abocanhar um pouco da cultura do estado.
Apesar de ter sido um produto exclusivo de alguns estados do Nordeste até o início deste ano, a fama do refrigerante fez com que a bebida virasse queridinha também em outras regiões do país. O Guaraná Jesus era produzido e engarrafado somente pela Solar BR
“Sempre ouvindo nossos consumidores, o guaraná também chegou a Brasília, que tem concentração importante de maranhenses. Assim eles podem novamente sentir o ‘gostinho de casa’”, conta a gerente de Kuat e Guaranás da
Os consumidores desses estados podem encontrar o Guaraná Jesus nos supermercados, nas mesmas prateleiras em que estão outras bebidas premium ou importadas, em latas de 350ml — no Nordeste o guaraná ainda está disponível em garrafas PET, de vidro e em lata, em tamanhos que variam de 200 ml a 2,5 litros, além da versão Zero, sem açúcares, em latas de 350ml e garrafas PET de 2 litros.
Gerente de Marketing da
“Já é um sucesso também fora do Nordeste. A exclusividade de sabor entregue pelo Guaraná Jesus está conquistando uma parcela importante dos consumidores: os que buscam novidades na categoria de refrigerantes. Esse consumidor tem se identificado com a proposta do novo produto em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e o resultado disso é espelhado na repercussão positiva nas redes sociais e alta demanda inicial de vendas do produto”, conta Leite, que lembra bem da primeira vez que experimentou o hit regional: “Foi em uma viagem ao Maranhão. Vi de cara que tratava-se de um produto com sabor e coloração diferente de todos os outros refrigerantes da Região Sudeste. Mas o maior diferencial é mesmo o sabor. Inconfundível”.
Mas quem inventou o Guaraná Jesus?

A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria
Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas. Aos 20 anos, tornou-se empreendedor e comprou a farmácia Galvão, onde foi criada uma seção de águas gasosas e refrigerantes, o que era comum na época. Nesse estabelecimento surgiu o primeiro Guaraná Jesus, com leve sabor amargo. A primeira versão do produto não agradou tanto, mas, focado, Gomes continuou as experiências e logo chegou à fórmula atual do Guaraná Jesus. Segundo George Leite, da
E o que a
“Manter os aspectos tradicionais da bebida foi um compromisso assumido pela
-
Orgulho maranhense
A embalagem, aliás, foi criada com a ajuda dos maranhenses. Em 2008, foram apresentadas três opções, e os consumidores escolheram a nova identidade visual por meio de voto popular. O modelo vencedor foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de Melhor Estratégia de Marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).
“É um produto que passa de geração para geração, possui uma grande história e uma ligação muito forte com os maranhenses”, comenta Assunção. “As pessoas sentem-se honradas e se orgulham do produto, o que vale para o público teen, jovens, adultos e idosos. Isso é muito gratificante para nós, que acompanhamos a evolução da marca ao longo dos anos. Trabalhamos com carinho para que a tradição se perpetue”. E, se depender dos entusiastas da bebida cor-de-rosa, o gostinho de guaraná com cravo e canela ainda será símbolo do Maranhão por muitas gerações.
Coca-Cola Brasil nas redes