Acordar cedo, andar quilômetros até a nascente mais próxima, pegar a água e voltar para casa carregando os baldes cheios na cabeça ou em jegues. Até duas décadas atrás, essa era a realidade da Dona Joana e de mais 150 famílias da comunidade de Itapeipu, na zona rural de Jacobina, na Bahia. 

A vida no povoado começou a mudar com a chegada da Central de Associações, uma organização que fornece água segura para milhares de pessoas no interior do estado. Atualmente, esse trabalho vem sendo feito com uma parceria de peso: a Central é um dos projetos que integram a Aliança Água+ Acesso, iniciativa fomentada pelo Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Avina e WTT e que, hoje, conta com 14 organizações.

Além da Joana, essa aliança já impactou cerca de 40 mil pessoas no Brasil. Até o fim de 2020 espera-se ultrapassar o marco de 250 comunidades e 100 mil beneficiados diretos. Hoje, a felicidade toma conta do rosto da senhora de 61 anos. “Eu ligo o chuveiro e a água vem que é uma maravilha. A vida melhorou 1.000%”.

Clique aqui para conhecer mais sobre essa e outras histórias do Água+ Acesso

Texto produzido por #Colabora Marcas