No início dos anos 1940, uma figura de cartum com jeito de elfo – um duende (sprite, em inglês) – apareceu numa propaganda de
O Sprite Boy surgiu devido ao que a empresa percebera como um problema no mercado. Embora o nome da marca fosse “Coca-Cola”, muita gente dera ao produto o apelido de “Coke”. Na época, a empresa não estimulava o nome “Coke”, mas as pessoas continuavam a usá-lo. A
As estrelas representam bolhas de Coca-Cola
O personagem Sprite Boy aparecia em anúncios com um sorriso endiabrado, muitas vezes com estrelas à sua volta, representando tanto sua personalidade brilhante quanto as bolhas da efervescência de
O duende apareceu pela primeira vez em anúncios de revista em janeiro de 1942. Aos poucos, sua figura se tornou conhecida como Sprite ou Sprite Boy. No primeiro anúncio, ele se dirigia diretamente aos consumidores: “Eu me chamo ‘Coca-Cola’, e sou também conhecido como ‘Coke”... Você pode me chamar de ‘Coke’. É uma forma reduzida de ‘Coca-Cola’... P.S.: Todo mundo gosta de encurtar palavras. A abreviação é uma lei natural da língua. Você ouve ‘Coke’ – a simpática abreviação da marca registrada ‘Coca-Cola’ – em toda parte. Eu conto numa imagem a história que você tem ouvido tantas vezes em palavras”. Obviamente, a empresa mudara de opinião sobre usar o nome!
A ideia do duende foi desenvolvida por Archie Lee, da D’Arcy Advertising Company. Depois de várias tentativas de criar um personagem de cartum para ajudar a tornar oficial o nome “Coke” – um apelido da marca autorizado –, um diretor de arte da D’Arcy teve a ideia do duende. O artista Haddon Sundblom, já famoso por elaborar o Papai Noel da
Sprite Boy é cultuado por colecionadores de Coca-Cola
Objetos que mostram o Sprite Boy sempre foram populares entre aqueles que colecionam lembranças de
O Sprite Boy estrelou vários tipos de propaganda e material promocional – placas, embalagens, cartazes, relógios, brinquedos, garrafas e jogos – até 1953. Também ajudou a apoiar o lançamento de embalagens grandes, até ser descartado dos anúncios em 1957-58. Fabricantes de itens licenciados continuam a usá-lo, e sua popularidade parece não diminuir.
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