O Brasil tem cinco regiões, 26 estados e mais o Distrito Federal. E todos esses territórios bebem a famosa
O desafio para a área de Operações e seus parceiros é ainda maior em 2017, com o lançamento de uma nova estratégia global da companhia, a de Marca Única. Isso significa que, agora, as três versões de
É uma mudança de posicionamento global, já adotada em 14 países e, desde janeiro, no Brasil. A comunicação deixa de ser feita com marcas independentes e passa a ter apenas uma grande marca, icônica, a
Isso quer dizer também que as opções de baixas calorias da marca – com stevia e 50% menos açúcares e zero açúcar – terão tanto destaque quanto o sabor original. A ideia é entregar ao consumidor três opções de escolhas, em qualquer lugar do país que ele esteja. Aí que está o maior desafio da área de Operações da

Adriana Lorete
A área de Operações é responsável, por exemplo, pela conexão com os fabricantes, transmitindo a nova estratégia para os nove grupos, com treinamentos e também ações para que cada “célula” fique motivada a executar o novo plano na região onde atua. “É importante que todos que fazem parte dessa família
Já “dentro de casa”, os profissionais que trabalham em Operações precisam pensar, passo a passo, como levar o novo pensamento da marca para os mercados, bares, restaurantes etc.
“Desenvolvemos materiais didáticos para que o consumidor entenda a diferença entre as três variantes de
A mudança é materializada no dia a dia do consumidor com as novas embalagens. Agora, exibem com destaque o disco vermelho, acompanhado da cor de cada versão: sabor original, toda vermelha; zero açúcar, com preto; e stevia e 50% menos açúcares, com verde.
Mas como garantir que o novo sabor de ‘Vontade de colocar a mão na massa e fazer acontecer é provavelmente a principal característica que um profissional da área precisa ter’ — Patrícia Paiva, gerente de Shopper Marketing da
Para a gerente, trabalhar em Operações significa ter paixão pelo negócio como um todo, já que o setor cuida de diversas frentes — desde a conexão com o fabricante até a estratégia de venda e comunicação com o consumidor no momento da compra. “Vontade de colocar a mão na massa e fazer acontecer é provavelmente a principal característica que um profissional da área precisa ter”, dá a dica. Manter-se atualizado também é essencial, e a única maneira de conseguir isso é visitar mercados, conversar com os fabricantes, que estão na ponta no negócio, e observar o consumidor no ato da compra. “Tem que colocar o pé na rua mesmo, interagir não só com diversas áreas dentro da companhia mas também fora dela, em todas as regiões do Brasil”, pontua Patrícia. Dentre as muitas opções de atuação para quem trabalha na área de Operações, ficar parado não é uma delas.
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