Há 75 anos no Brasil, somos a maior produtora de bebidas não alcoólicas do País e estamos entre as quatro maiores operações da The
Em linha com a nova estratégia global de negócios, queremos nos tornar uma companhia de bebidas completa. O objetivo é oferecer às pessoas mais das bebidas que elas querem — incluindo opções com pouco ou nenhum açúcar, num amplo leque de categorias — em diferentes embalagens e disponíveis em mais lugares. Construir um portfólio de marcas centradas no consumidor exige mudar o foco do que a companhia quer vender para o que os consumidores querem comprar.
Nosso portfólio inclui águas, chás, refrigerantes, néctares, sucos, bebidas esportivas e café – ao todo são 152 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
Com sede no Rio de Janeiro (RJ), atuamos como uma companhia de natureza jurídica limitada (Ltda.) e temos em nosso sistema de franqueados, nove grupos e a joint venture Leão Alimentos e Bebidas. Em relação às alterações ocorridas na estrutura de produção, a principal mudança foi a aquisição da marca Laticínio Verde Campo(*), no final de 2015, e a compra da Vonpar pela Femsa.
(*) Até o final de 2016, a Laticínio Verde Campo não havia sido incorporada integralmente nos controles da Coca-Cola Brasil. Por este motivo, a marca não está sendo contemplada no escopo de todos os indicadores deste relatório.
Nossa missão
- Inspirar momentos de otimismo, por meio de nossas marcas e ações;
- Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito;
- Criar valor e fazer a diferença onde estivermos e em tudo o que fizermos.
Nossos valores
- Inovação – Buscar, imaginar, criar, divertir: esse é o caminho para a inovação. Desejamos buscar o inesperado, estimular um ambiente em que vale a pena correr os riscos de inovar e de compartilhar ideias;
- Liderança – Como líderes, precisamos ter a coragem de construir um futuro melhor, meta que será alcançada fazendo a diferença como empresa global, com decisões e inspiração certas e influenciando aqueles com quem nos relacionamos;
- Responsabilidade – Devemos ter vocação para agir e honrar nossos compromissos;
- Integridade – Ser íntegro significa ser verdadeiro: dizer o que pensamos, fazer o que dizemos e agir corretamente;
- Paixão – Comprometidos de corpo e alma, devemos criar oportunidades, ter sede de fazer sempre mais e realizar;
- Colaboração – Acreditamos na força da participação e, por isso, promovemos o talento coletivo. Valorizamos a diversidade, estamos conectados globalmente e dividimos os méritos pelos sucessos;
- Diversidade – Queremos ter uma força de trabalho tão diversa quanto os mercados que atendemos, e criamos oportunidades para alcançar esse objetivo;
- Qualidade – Consideramos que não há limites para atingir a excelência nas nossas atividades. Devemos deixar tudo sempre melhor do que estava e estabelecer os mais altos padrões para os nossos produtos, nosso pessoal e nosso desempenho.

Divulgação
Compromisso e ética
Pautamos nossas ações em sólidos princípios e práticas empresariais que promovem nossa cultura forte, inovadora e colaborativa, comprometida com o comportamento ético, a responsabilidade e a transparência. O Código de Conduta Comercial orienta nossa postura empresarial, exigindo honestidade e integridade em todos os assuntos. Suas diretrizes aplicam-se a todos os associados e reforçam nossas responsabilidades com a empresa, entre nós mesmos, com os clientes, fornecedores, consumidores e governo.
Respeitamos os Princípios de Direitos Humanos Internacionais, incluindo a Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas e a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho. Esses valores corporativos estão formalizados na Declaração de Direitos Humanos da Empresa e na Política de Direitos no Local de Trabalho.
O reconhecimento desses princípios internacionais é consistente com nossa dedicação para desenvolver o local de trabalho, respeitando todos os direitos humanos, preservando o meio ambiente e fortalecendo as comunidades, das localidades nas quais operamos.
Entre as políticas que norteiam nossas ações, destacam-se os Princípios de Conduta para o Fornecedor, os Princípios Norteadores e Critérios da Agricultura Sustentável, Política de Marketing Responsável, Política de Nutrição e Rotulagem, Política Ambiental, Política de Direitos Humanos e Política Anticorrupção.
Governança corporativa
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Após oito anos à frente da
Em relação às práticas de governança, não houve mudanças em nosso modelo, que continua atribuindo ao presidente e vice-presidentes a condução dos negócios e a tomada de decisões mais relevantes, que incluem as questões de sustentabilidade. Eles são nomeados conforme as estratégias implementadas e se responsabilizam por zelar pela qualidade e integridade das exigências legais e regulamentares, pela atuação da empresa no País e pela qualidade dos sistemas de controle interno e de administração de riscos. Esse grupo compõe o nosso time executivo, que tem como missão definir as diretrizes estratégicas do negócio, em conjunto com os líderes dos fabricantes do sistema
Divulgação
Participações ou adesões em associações, organizações, cartas, princípios e outras iniciativas
- Princípio de Empoderamento das Mulheres, da ONU;
- Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial;
- Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres;
- Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, articulação conjunta entre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONG Repórter Brasil;
- Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos e do UniEthos;
- Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil (Instituto Ethos e OIT);
- Câmara Temática de Água, do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS);
- Instituto Ethos – Conselho Orientador.
Cabe ao nosso time executivo e aos líderes dos fabricantes definir as diretrizes estratégicas do negócio.
Nossas pessoas
Por trás da fabricação de cada bebida, há muito mais do que um complexo processo de produção, contamos com o talento de 62,6 mil funcionários em todo o Sistema
Na
Em paralelo a esse trabalho, prosseguimos com a evolução dos quatro pilares da nossa estratégia global de Recursos Humanos: Right Leaders, Right Talent, Right Capabilities e Right Culture&Workplace, ou seja, as pessoas certas, lideradas por profissionais preparados, com as competências requeridas pelo negó- cio, em um ambiente e uma cultura organizacional que as inspire a investir seu talento e energia na conquista do propósito empresarial e pessoal.
Buscamos trabalhar alinhados às práticas avançadas para a captação dos melhores talentos do mercado, com um corpo gerencial formado, e em constante atualização, tanto no País, como em programas no exterior.
Zô Guimarães
Diversidade
Na visão 2020, a The
Em 2016, aderimos a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e nos comprometemos com a agenda de trabalho pautada em 10 compromissos, voltados para a promoção da diversidade. Para apoiar a inclusão social de jovens com o primeiro emprego, criamos o programa de jovens aprendizes, por meio da aplicação da Lei do Aprendiz, que possibilitou a contratação de 15 adolescentes. Essa iniciativa também funciona como uma plataforma de recrutamento e desenvolvimento de jovens negros e tem como intuito promover a igualdade de oportunidades e diversidade dentro da empresa. Outra ação, realizada em 2016, foi adoção da licença paternidade de 20 dias.
Ações em prol da diversidade
- Política de balanço de gênero nos processos seletivos (50% candidatos homens, 50% mulheres), com a composição do painel de entrevistadores formados por homens e mulheres;
- Política de sediamento flexível para quem trabalha em localidade diferente da moradia familiar. Programa para acelerar os talentos femininos (Achieving your best self);
- Conteúdos sobre diversidade em todos os programas de desenvolvimento gerencial;
- Extensão da licença maternidade para seis meses;
- Extensão licença paternidade para 20 dias;
- Auxílio creche até quatro anos para os filhos de todos os funcionários;
- Reforço para o usufruto das políticas flexíveis (home office, horário flexível, seis dias de folga no ano além das férias, dia livre no aniversário);
- Extensão do programa de desenvolvimento acadêmico para cursos de graduação e de inglês;
- Eventos para promover a conscientização e engajamento do público interno na agenda de diversidade.
Na
Coca-Cola Brasil, iniciamos, em 2016, uma jornada para reavaliar nossa cultura organizacional e processos internos.
As pessoas no sistema Coca-Cola Brasil
Presente em todo o território brasileiro, os fabricantes do Sistema
Globalmente, a The
Em 2016, a força de trabalho do Sistema
Na
Coca-Cola Brasil nas redes