O Movimento Coletivo conta com um conselho independente externo, com caráter deliberativo, formado por profissionais renomados de diversos setores. Esse grupo participa de todas as etapas do processo de seleção. Saiba quem são nossos conselheiros:

Ana Carolina Querino

Ana Carolina Querino: Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Gerente de programas no escritório da ONU Mulheres para o Brasil, responsável pelas áreas de empoderamento econômico das mulheres, planos, políticas, indicadores e orçamentos sensíveis a gênero, normas globais e pelo componente do mandato da ONU Mulheres que visa a melhor coordenação interagencial na implementação dos compromissos de igualdade de gênero. Tem passagens pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

André Degenszajn

André Degenszajn: Diretor-executivo do Instituto Ibirapitanga. Foi secretário-geral do GIFE - Grupo de Institutos Fundações e Empresas entre 2013 e 2017. É bacharel e mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP. Foi professor de Relações Internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da Worldwide Initiatives  for Grantmaker Support (WINGS) e da Oxfam Brasil.

Celia Cruz

Célia Cruz: Diretora do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Foi diretora da Ashoka Canadá, Ashoka Global Fellowship e Ashoka Brasil e Paraguai (2002 – 2011). Trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), onde coordenou o Programa de Desenvolvimento Comunitário (2000-2002). Criou a empresa de consultoria Philantropics e trabalhou como diretora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) de 1994 a 2000. Graduada em Economia pela FEA/USP e mestre pela EAESP/FGV.

Daniel Izzo

Daniel Izzo: Sócio, co-fundador e CEO da Vox Capital, gestora de fundos pioneira em investimento de impacto no Brasil. Membro do Comitê Executivo Global da Aspen Network of Development Entrepreneur (ANDE), líder do Grupo de Trabalho de Investimento de Impacto na Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). Vencedor do prêmio Trip Transformadores em 2016.

Gisela Solymos

Gisela Solymos: Empreendedora Social eleita em 2011 pela Schwab Foundation e Folha de S.Paulo, e em 2012 pela Ernest & Young. É mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995) e doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atua no Conselho Consultivo da Aliança pela Infância e no Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. 

Heiko Spitzec

Heiko Spitzec: Professor e gerente-executivo do Núcleo de Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral. Sua experiência acadêmica de mais de nove anos inclui cursos de ética nos negócios, intraempreendedorismo social, assim como responsabilidade e negócios sustentáveis. Lidera um centro de sustentabilidade que reúne diretores de empresas como Itaú, Braskem, Novelis e Algar Telecom. É membro-fundador da Humanistic Management Network. Foi professor de Responsabilidade Corporativa na Cranfield University na Inglaterra (2008-2010). Recebeu seu PhD na Universidade de St. Gallen (Suíça).

Luciana Aguiar

Luciana Aguiar: Gerente de parcerias para o setor privado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). PhD em Antropologia pela Universidade de Cornell. Ministrou aulas em universidades e publicou artigos sobre população de menor renda e negócios de impacto social. Atuou como consultora junto ao BID, World Bank Group (CGAP), Bill & Melinda Gates Foundation, British Council e Comunidade Solidária. Com o setor privado, desenvolveu projetos de business inteligence, inovação e avaliação de impacto em inclusão financeira, educação, saúde, tecnologia, bens de consumo, varejo e comunicação.

Andrea Mota

Andrea Mota: Diretora de Categorias na área de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil. Sua maior responsabilidade é estabelecer um diálogo de ação com a sociedade para identificar novas formas e oportunidades de crescimento sustentável, inovação para melhorias no portfólio de bebidas e evolução das políticas de comercialização e responsabilidade social. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense, possui 24 anos de experiência em marketing de consumo, atuando em empresas multinacionais como L’Oréal, Johnson & Johnson e Coca-Cola Brasil. Na Coca-Cola Brasil desde 2002, teve passagens pelas áreas de Marketing, Operações e Novos Produtos.

Pedro Massa

Pedro Massa: Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil. Está há 16 anos na empresa, e foi a partir de 2009 que começou sua jornada de integrar os temas de Sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva da Coca-Cola Brasil participando da concepção do Coletivo Jovem. Hoje, Massa também é diretor-executivo do Instituto Coca-Cola Brasil e membro do Conselho de Governança do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). É bacharel em Economia pela PUC-Rio, possui mestrado em Administração de Empresas e especialização em Empreendedorismo Social pela INSEAD.